Após as fortes chuvas que assolam o estado da Bahia desde dezembro, o Governo Federal informou que a Caixa irá liberar o saque total das contas dos trabalhadores residentes na cidade de Ilhéus-BA. Por meio do decreto nº 115, de 10 de dezembro de 2021, o prefeito Mário Alexandre declarou estado de calamidade pública em razão dos estragos provocados pelas chuvas.

Os beneficiários já podem solicitar a partir desta quarta (05/01), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Segundo a Caixa, a liberação pode ser solicitada por meio do Aplicativo FGTS. O prazo vai até o dia 15 de março para pedir os valores.

Para ter acesso ao dinheiro, o trabalhador deve ter saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. Ainda assim, haverá um limite para o saque no valor de R$ 6.220,00. A Caixa frisa que não é necessário comparecer a uma agência para solicitar o dinheiro, podendo ser feito tudo pelo app.

Como pedir o saque do FGTS

Para solicitar o dinheiro, o beneficiário deve baixar e abrir o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS) e acessar as seguintes opções:

  • Ir em 'Meus Saques';
  • Selecionar "Outras situações de saque 'Calamidade pública' e marcar a cidade;
  • Encaminhar por meio do app uma foto do documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador (emitido até 120 dias);
  • Fazer a solicitação e colocar dados de uma conta da CAIXA, podendo ser a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outra instituição financeira, sem nenhum custo.

Feito isso, o prazo para retorno da análise e para o crédito em conta será de 5 dias úteis. Vale como carteira de Identidade também a CNH e como comprovante de residência conta de luz, água ou outro documento recebido via correio.

A Caixa oferece ainda o número 0800 726 0207 para tirar dúvidas dos correntistas.

Além do saque emergencial do FGTS, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) está cadastrando comerciantes e prestadores de serviço (pessoas físicas e jurídicas) para ter acesso a uma linha de crédito emergencial de ajuda no valor de até R$ 150 mil. Para isso, um Boletim de Ocorrência emitido pela Defesa Civil deve comprovar os danos e demais requisitos estabelecidos para concessão do financiamento.

O cadastro será realizado no balcão do SineBahia, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30. Serão R$ 20 milhões destinados a comerciantes das cidades atingidas.

O parcelamento do crédito poderá ser feito em até 48 meses com carência de até 12 meses, sem juros.