A Caixa Econômica Federal já começou a depositar os novos pagamentos do Auxílio Emergencial 2021. O crédito da 1ª parcela iniciou no dia 6 de abril para os nascidos em janeiro e segue até o dia 30 de abril, quando recebem os aniversariantes de dezembro. Como foi anunciado pelo banco, os pagamentos continuarão caindo em conta poupança digital no aplicativo Caixa Tem. No entanto, diversas pessoas enfrentaram problemas de acesso à conta digital ao tentar atualizar o número de telefone no app. O Caixa Tem é a única forma de movimentar o Auxílio Emergencial até que chegue a data do saque. Entenda como proceder caso o seu benefício esteja bloqueado nesta situação.

Nos primeiros meses de pagamento do auxílio emergencial em 2020 o banco permitia que o cidadão realizasse diversos cadastros no Caixa Tem utilizando o mesmo aparelho de celular. Após o surgimento de fraudes em que hackers usavam dados de outros brasileiros para solicitar o benefício, a Caixa decidiu acabar com essa brecha na segurança e limitar o acesso a somente uma conta por aparelho telefônico. Ao longo das investigações, o banco chegou a bloquear cerca de 3 milhões de contas digitais no Caixa Tem que foram consideradas fraudulentas.

A solução encontrada pela Caixa foi elaborar um calendário de desbloqueio do Caixa Tem para que, nos casos mais graves, o cidadão comparecesse às agências para confirmar a sua identidade. Em situações mais simples o banco permitiu que a suspensão fosse revertida por meio do envio de documentos para o Whatsapp da Caixa. Após a comprovação de que o cadastro estava regular a instituição financeira liberava o acesso a conta em algumas horas.

É possível mudar o número de telefone no Caixa Tem?

Como citamos acima, a conta digital do Caixa Tem está ligada ao número de celular (chip) e aparelho em que foi realizado o primeiro acesso. Se você mudou de número ou trocou de aparelho celular vai encontrar dificuldade de acessar a conta digital novamente. Nestes casos, a Caixa Econômica Federal reforça que é preciso comparecer a uma agência bancária, que funcionam das 8h às 13h, com CPF e outro documento oficial com foto em mãos.

Já neste primeiro dia de pagamentos foram registradas filas em diversas agências da Caixa pelo país, grande parte em função das contas bloqueadas no aplicativo, afirmou o presidente do banco, Pedro Guimarães. "Talvez esse seja o maior ponto em relação aos bloqueios: nós não permitimos um número grande de números de celular por CPF porque, no ano passado, identificamos isso como a principal fragilidade quanto a potenciais fraudes", disse Guimarães.

O procedimento de mudar o número de telefone no Caixa Tem deve ser realizado nas agências para garantir a segurança do usuário e evitar que a conta digital seja bloqueada por suspeita de tentativa de fraude. O mesmo se aplica nos casos em que o cidadão precisa alterar o e-mail vinculado à conta no Caixa Tem. Outras dúvidas e informações podem ser resolvidas pelo número 111.

Atualização cadastral no Caixa Tem está suspensa

Em live na semana passada, o presidente do banco informou que a atualização do cadastro no Caixa Tem está suspensa até o mês de maio. A possibilidade de atualizar os dados dentro do aplicativo foi aberta no dia 14 de março para os correntistas que recebem benefícios sociais em conta digital. O calendário de atualização foi encerrado no dia 31 de março.

Guimarães falou sobre o fim da atualização cadastral. Segundo ele, um novo prazo deve ser aberto em maio para que os correntistas atualizem o cadastro antes de receber a 2ª parcela do auxílio, que vai cair nas contas digitais entre 16 de maio e 16 de junho. "Esse é um serviço que vai retornar em maio. Nesse primeiro mês de pagamento do Auxílio nós estamos focados 100% no pagamento do auxílio exatamente para reduzir problemas potenciais", afirmou Guimarães.

No entanto, caso não tenha conseguido atualizar o cadastro no Caixa Tem o cidadão pode ficar tranquilo. Como neste primeiro ciclo a atualização cadastral foi opcional, o benefício será pagao mesmo para aqueles que perderam o prazo do calendário. "Ela é importante por uma série de razões, inclusive para redução de fraudes, mas quem não realizar a atualização mesmo assim pode receber", explicou o presidente da Caixa.