Novos grupos poderão solicitar o empréstimo no aplicativo Caixa Tem agora no mês de dezembro. A linha de crédito anunciada pela Caixa Econômica Federal em setembro finalmente vai chegar para todos os clientes que possuem conta poupança digital no aplicativo neste mês.

Para liberar os valores o banco organizou um calendário de acordo com o mês de nascimento dos usuários. O empréstimo no Caixa Tem pode ser contratado de forma 100% digital para os brasileiros que possuem conta digital no aplicativo.

O último grupo a ter o empréstimo disponibilizado no Caixa Tem foram os nascidos em julho e agosto, no dia 29 de novembro. Já em dezembro serão mais duas datas: no dia 13/12 para os nascidos em setembro e outubro e em 27 de dezembro para os aniversariantes de novembro e dezembro, últimos grupos do calendário (veja o cronograma completo abaixo).

O programa de microcrédito permite sacar entre R$ 300 e R$ 1.000 com prazo de 24 meses para pagar e taxa de juros de 3,99%. A Caixa estima que 100 milhões de brasileiros que possuem conta digital ano app poderão solicitar o microcrédito.

Empréstimo exige atualização do Caixa Tem

Antes de solicitar a contratação do crédito é necessário que o cliente faça a atualização do Caixa Tem. Primeiro, o cliente deverá atualizar o aplicativo na loja de apps do seu celular. Depois, basta acessar o Caixa Tem e clicar na opção "Atualize seu cadastro".

Faça a confirmação do seu endereço, informe dados de renda, patrimônio e profissão e complemente as demais informações solicitadas. Para finalizar a atualização, é necessário enviar uma foto do documento de identificação e uma selfie com documento.

A Caixa informa que a análise do cadastro pode levar até 10 dias e a contratação do empréstimo só poderá ser feita após essa análise do cadastro do Caixa Tem. Após a atualização, a conta deixará de ser Poupança Social Digital e se tornará Poupança Digital+. Assim, basta acessar a opção "Crédito Caixa Tem" para pedir o empréstimo.

O dinheiro do empréstimo ficará disponível em até uma hora após a contratação, em conta poupança digital+.

Por meio do aplicativo Caixa Tem o cliente pode ainda fazer uma simulação do empréstimo, indicando o valor a ser solicitado, a data de vencimento e o número de parcelas para pagamento.

O Crédito Caixa Tem possui duas modalidades de contratação de empréstimo, o Crédito Caixa Tem Pessoal, com destinação livre para trabalhadores informais que precisam do dinheiro para pagamento de despesas ou dívidas, por exemplo.

A segunda modalidade é o Crédito Caixa Tem Produtivo, destinado para empresas que desejam investir no negócio e pagar despesas, como contas de aluguel, água, luz, compra de matérias-primas ou mercadorias, entre outros.

Calendário de atualização do Caixa Tem
Nascidos em janeiro e fevereiro a partir de 27 de setembro
Nascidos em março e abril a partir de 18 de outubro
Nascidos em maio e junho a partir de 8 de novembro
Nascidos em julho e agosto a partir de 29 de novembro
Nascidos em setembro e outubro a partir de 13 de dezembro
Nascidos em novembro e dezembro a partir de 27 de dezembro