O mês de outubro terá novos pagamentos de benefícios sociais por meio do Caixa Tem. Com nova rodada do Bolsa Família liberada a partir do dia 18, o aplicativo já começou a registrar um grande fluxo de acessos nos últimos dias.

Com valor mínimo de R$ 600 por família, o substituto do Auxílio Brasil será depositado para mais de 21 milhões de beneficiários entre os dias 18 e 31 de outubro.

O Caixa Tem permite movimentar os valores recebidos de benefícios sociais do governo e vem apresentando instabilidade com muitos brasileiros percebendo a sua conta bloqueada no Caixa Tem ao tentar acessar o app.

Todos os meses, mais de 21 milhões de brasileiros movimentam os valores do programa social e outros benefícios pelo app. Essa sobrecarga traz lentidão ao aplicativo e muitos serviços são prejudicados. Veja como resolver os erros do Caixa Tem.

Caixa Tem é bloqueado por questão de segurança

Os bloqueios no aplicativo Caixa Tem ocorrem desde os pagamentos do Auxílio Emergencial, quando a Caixa ainda permitia que o usuário realizasse diversos cadastros no aplicativo por meio do mesmo celular.

Contudo, no decorrer dos meses surgiram fraudes em que hackers usavam dados de outros brasileiros para solicitar o benefício. Assim, a Caixa decidiu pôr fim nessa brecha de segurança e limitar o acesso a somente uma conta por aparelho telefônico. Ao longo das investigações, o banco chegou a bloquear cerca de 3 milhões de contas digitais no Caixa Tem que foram consideradas fraudulentas.

Diante disso, a solução encontrada pela Caixa foi bloquear contas suspeitas e elaborar um calendário de desbloqueio do Caixa Tem para que, nos casos mais graves, o cidadão comparecesse às agências para confirmar a sua identidade.

Em situações mais simples o banco permitiu que a suspensão fosse revertida por meio do envio de documentos para o Whatsapp da Caixa. Após a comprovação de que o cadastro estava regular a instituição financeira libera o acesso a conta em até 48 horas.

Com novos pagamentos de benefícios do governo milhares de pessoas encontraram dificuldades de acessar a conta no Caixa Tem. Isso porque em muitos casos o usuário trocou de aparelho celular ou até mesmo de número de telefone (chip). Essas duas situações são os principais motivos que causaram o bloqueio do Caixa Tem nas últimas semanas.

Como liberar o acesso do Caixa Tem bloqueado

Como citamos acima, a conta do Caixa Tem está ligada ao número de celular (chip) e aparelho em que foi realizado o primeiro acesso. Portanto, se o usuário mudou de número ou trocou de aparelho celular terá dificuldade de acessar a conta digital novamente. Nestes casos, a Caixa Econômica Federal informou que existem duas formas de fazer o desbloqueio do Caixa Tem.

A primeira maneira é comparecendo a uma agência bancária, que funciona das 10h às 15h, com CPF e outro documento oficial com foto em mãos. O procedimento de mudar o número de telefone no Caixa Tem deve ser realizado nas agências para garantir a segurança do usuário e evitar que a conta digital seja bloqueada por suspeita de tentativa de fraude.

O mesmo se aplica nos casos em que o cidadão precisa alterar o e-mail usado no Caixa Tem. Outras dúvidas e informações podem ser resolvidas pelo número 111.

Outra forma de desbloquear a conta no Caixa Tem é indo a qualquer uma das 13 mil casas lotéricas espalhadas pelo país. Tanto nas agências como nas lotéricas o beneficiário deve comparecer com documento pessoal com foto (RG ou CNH, por exemplo) e o celular no qual está instalado o aplicativo Caixa Tem.

Como recuperar a senha do Caixa Tem

Nos casos em que o usuário não consegue acessar a conta digital porque esqueceu a senha do Caixa Tem existe uma solução mais simples. A recuperação da senha pode ser feita por meio do celular sem necessidade de comparecer a uma agência ou lotérica. Confira o passo a passo:

  1. Com o aplicativo Caixa Tem aberto, clique em Entrar;
  2. Digite o número do seu CPF e clique em Próximo;
  3. Na próxima tela, escolha a opção "Recuperar Senha";
  4. Informe novamento o seu CPF e clique em "Continuar";
  5. O aplicativo vai mostrar a seguinte mensagem na tela "Em breve você receberá instruções no e-mail cadastrado". Se não localizar a mensagem na Caixa de Entrada do seu e-mail, lembre-se de verificar também na pasta Spam;
  6. Ao abrir o seu e-mail, procure pelo assunto "Redefinição de Senha" enviado por Login Caixa;
  7. Clique em "Link para redefinir credenciais" e cadastre uma nova senha. A senha do Caixa Tem deverá ser numérica e ter pelo menos 6 dígitos. O aplicativo também não irá aceitar que você cadastre o seu CPF ou data de nascimento como senha.
  8. Repita novamente a nova senha criada e clique em Continuar.

É importante lembrar que o link para redefinir a senha do Caixa Tem tem validade de 12 horas. Após esse período, se não tiver redefinido a senha o usuário terá que repetir o passo a passo desde o início.