Quem trabalha com carteira assinada está curioso para saber quando o governo deve liberar o PIS/PASEP referente ao ano-base 2021. Pela lógica, e regra do benefício, o pagamento do PIS/PASEP deveria ter ocorrido neste ano, porém, o valor ainda pode demorar a cair na conta dos trabalhadores.

Isso se deve à bola de neve que se criou, com a suspensão do calendário de pagamento do benefício, por conta dos efeitos econômicos negativos que a pandemia trouxe ao Brasil. A partir disso, a expectativa é que o valor caia na conta dos trabalhadores beneficiados apenas em 2023. Até porque, em 2022, o governo priorizou o pagamento do calendário ano base 2020, que foi pago entre fevereiro e março.

Mas afinal, quando o calendário do PIS/PASEP 2021 deve ser pago? Quem tem direito a receber? Confira todos os detalhes a seguir.

Por que o calendário do PIS/PASEP 2021 está atrasado?

O calendário de pagamento do PIS/PASEP ficou para 2023. Em suma, o governo resolveu priorizar o pagamento do calendário de ano base 2020, que foi pago entre fevereiro e março.

Ao seguir o cronograma habitual do PIS/PASEP, o correto seria o abono ano base 2020 ser pago em 2021. Porém, por causa da pandemia, o governo decidiu usar o dinheiro para pagar o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda). Na ocasião, o programa tinha como objetivo auxiliar as empresas e manter os postos de trabalho ativos.

Quando voltou a fazer os pagamentos, o governo federal disse que os pagamentos seriam feitos de forma gradual, pois não tinha dinheiro para pagar o benefício em dobro (referente a 2020 e 2021).

Pagamento do PIS/PASEP 2021 ocorre quando?

Em suma, o PIS/PASEP de 2020 foi pago em 2022, e o PIS/PASEP de 2021, deve ser pago a partir de 2023, entre fevereiro e março. Já o PIS/PASEP referente ao ano base 2022, deve ser pago apenas em 2024. Uma verdadeira bola de neve, não é mesmo?

Além disso, o calendário anual do abono salarial podem passar por mudanças, e ser pago no início do ano, ao invés de julho a julho do ano seguinte, como era feito até 2021. Ademais, é necessário citar aqui, que não se trata do calendário oficial. É dito isso, pois o mesmo ainda não foi divulgado pelo governo.

Em 2022, por exemplo, quando do pagamento do ano/base 2020, os depósitos foram feitos de 08 de fevereiro a 31 de março, conforme o mês de nascimento. Ainda não se sabe se o novo governo adotará a mesma medida. Ademais, é importante salientar que atualmente a Caixa possui uma estrutura mais robusta de funcionamento e conseguiria fazer os pagamentos tranquilamente em menos tempo, se comparado a anos anteriores, muito devido à digitalização de serviços e utilização de aplicativos como o Caixa Tem.

Confira o calendário de pagamentos em 2022 (calendário base 2020):

Calendário de pagamento do PIS/PASEP ano-base 2020 pago em 2022 - Fonte: Caixa
Calendário de pagamento do PIS/PASEP ano-base 2020 pago em 2022 - Fonte: Caixa

Quem tem direito ao PIS/PASEP de 2021?

Para ganhar o PIS/PASEP, o trabalhador deve se encaixar em algumas regras do benefício. Dentre eles, estão:

  • Estar inscrito nos programas do PIS/PASEP há, pelo menos, 5 anos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias consecutivos ou não;
  • Ter recebido até 2 salários mínimos;
  • Ter os dados trabalhistas devidamente informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Como é feito o pagamento do PIS/PASEP?

Abaixo, confira como é realizado o pagamento do benefício aos trabalhadores:

PIS

  • Por crédito em conta, quando o trabalhador tem conta-corrente, poupança ou Poupança Social Digital;
  • Nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui usando o Cartão do Cidadão;
  • Na agência da CAIXA, a partir da apresentação do número do PIS e um documento oficial de identificação.

Pasep

  • Os pagamentos do abono salarial são feitos através do crédito em conta aos correntistas e poupadores do BB;
  • Os correntistas das demais instituições financeiras podem enviar um TED para conta de sua titularidade via TAA ou WEB;
  • Por fim, os demais podem fazer o saque em agências do Banco do Brasil, a partir da apresentação de um documento oficial de identificação.