Um novo lote de aprovados para receber o abono salarial foi liberado nesta quarta-feira, 16 de março, pela Dataprev. A empresa de tecnologia do governo federal trabalhou nas últimas semanas no processamento de 2 milhões de cadastros de trabalhadores que ainda não estão recebendo o abono salarial.

Segundo a Dataprev, cerca de 55 milhões de cadastros que tiveram algum registro na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no e-Social no ano-base (2020) passaram pelo processsamento da empresa. Deste grupo, 22,7 milhões de trabalhadores foram considerados elegíveis para receber o abono salarial e 30,4 milhões não possuíam direito ao benefício.

Outros 1,9 milhão de CPFs precisaram passar por um processamento adicional devido a inconsistências de informações identificadas nas RAIS enviadas pelas empresas. Após a conclusão do processamento foram identificados mais 1.671.810 de pessoas que terão direito a receber o abono salarial.

O resultado dessa análise ficou disponível para consulta nesta quarta-feira, 16, no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e na plataforma Gov.Br. Agora, com a conclusão do processamento, o número de brasileiros que terão direito ao abono Pis/Pasep em 2022 subiu para 24,2 milhões.

A previsão de pagamento para os trabalhadores que tiveram o cadastro analisado nessa última rodada de processamento é de 29 de março para quem iria receber em fevereiro e no dia 31 de março para os trabalhadores que estavam previstos para ter o abono salarial depositado em março.

Como já informamos aqui no Ache Concursos, problemas com informações enviadas na RAIS podem suspender o pagamento do benefício e deixar o Pis/Pasep não habilitado. Veja como resolver a situação do abono salarial nos posts abaixo:

Consulta do novo lote do Pis/Pasep

A lista com os cadastros que passaram pelo processamento adicional será disponibilizada pela Dataprev e cada trabalhador poderá consultar se foi considerado aprovado para receber o abono Pis/Pasep em 2022.

A consulta pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital que traz diversas informações sobre o Abono Salarial, incluindo o valor do benefício e a data em que o dinheiro estará disponível. O app da Carteira de Trabalho digital está disponível para celulares Android [veja aqui] e para telefones com sistema iOS (iPhone) [aqui].

Outra forma de consultar o Pis/Pasep pelo CPF é acessando o portal do Ministério do Trabalho. O portal do MTE permite que o trabalhador consulte informações sobre Benefício Emergencial, Seguro-Desemprego e Abono Salarial, entre outros serviços. Para acessar o portal é necessário o login único Gov.Br.

Os trabalhadores da iniciativa privada possuem ainda a opção de fazer a consulta do abono Pis pelo aplicativo Caixa Trabalhador. O app desenvolvido pela Caixa Econômica Federal disponibiliza a consulta a informações sobre o abono salarial, seguro-desemprego e INSS, como valor da parcela e a data em que o pagamento irá cair na conta.

A ferramenta também conta com a Calculadora do Abono, onde é possível simular o valor do benefício de acordo com a quantidade de meses trabalhados.

O app Caixa Trabalhador está disponível para download nas lojas de apps para celulares Android [clique para baixar] e também para iPhones (iOS) [baixe aqui].

Já os servidores públicos podem fazer a consulta do abono Pasep pelo site do Banco do Brasil ou aplicativo do BB. Basta informar o CPF ou número de inscrição no Pasep informado na CTPS do servidor. A consulta do Pasep também está disponível por telefone no número 0800 729 0001.

Tabela de pagamento do Pis/Pasep

O governo federal está liberando desde o dia 8 de fevereiro o abono salarial referente ao ano-base 2020, cujo pagamento estava previsto para ocorrer em 2021. Com a decisão de adiar para esse ano, o depósito foi antecipado para os meses de fevereiro e março e todos os trabalhadores receberão no início do ano.

O abono Pis, pago pela Caixa, terá dois depósitos nesta semana. O primeiro foi na terça-feira (15) para os nascidos em julho e o próximo é nesta quinta-feira (17) para quem faz aniversário em agosto.

Mês de nascimento Data de pagamento do Pis 2022
Janeiro 08 de fevereiro
Fevereiro 10 de fevereiro
Março 15 de fevereiro
Abril 17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho 24 de fevereiro
Julho 15 de março
Agosto 17 de março
Setembro 22 de março
Outubro 24 de março
Novembro 29 de março
Dezembro 31 de março

O calendário do abono Pasep, depositado pelo Banco do Brasil, vai terminar uma semana antes, em 24 de março. O banco liberou o Pasep na terça, 15, para os servidores com inscrição final 6 e a próxima parcela vai cair na conta dos trabalhadores com inscrição final 7 nesta quinta, 17. Veja as datas:

Número final da inscrição Data de pagamento do Pasep 2022
0 15 de fevereiro
1 15 de fevereiro
2 17 de fevereiro
3 17 de fevereiro
4 22 de fevereiro
5 24 de fevereiro
6 15 de março
7 17 de março
8 22 de março
9 24 de março