O mês de agosto está chegando ao fim e juntamente com ele os pagamentos do Bolsa Família também. Nesta quinta-feira (31), recebem os últimos beneficiários, aqueles com NIS final 0 (Número de Identificação Social).
Neste mês, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgou que mais de 21 milhões de famílias receberam o valor padrão de R$ 600, além dos adicionais previstos. O valor médio que cada família recebeu foi de R$ 686.
O calendário oficial para setembro já está acessível para consulta. Com isso, os inscritos no programa social já poderão saber qual dia receberão seus repasses. O pagamento é feito de acordo com o final do NIS do membro responsável familiar.
Porém, nem todos os beneficiários terão a mesma sorte, visto que aqueles que se encontram com CPF irregular terão o benefício cortado. Isso ocorre porque a exigência de CPF regular entrou em vigor recentemente e estar com ele bloqueado 2023, o que pode impedir o saque dos repasses.
Verificação da regularidade do seu CPF no Bolsa Família
O Governo Federal declara que o objetivo do programa Bolsa Família é auxiliar os inscritos na luta contra a fome e a desigualdade. Com esse propósito, é imperativo que o CPF esteja em conformidade para assegurar a realização desses objetivos.
A consulta do CPF pode ser feita de maneira rápida e fácil apenas por meio de dados de CPF e data de nascimento no próprio portal da Receita Federal - consulte aqui.
Ainda, outro meio de ver se seu CPF necessita de regularização é pela consulta online no aplicativo da Receita Federal. Siga as orientações abaixo:
- Faça o download do aplicativo da Receita Federal, disponível para dispositivos Android e iOS;
- Na tela inicial do aplicativo, selecione a opção "Consulta CPF";
- Insira o número do seu CPF juntamente com sua data de nascimento;
- Clique no botão "Consultar";
- A próxima tela apresentará a situação cadastral correspondente ao seu CPF.
Ainda, outra alternativa adicional para efetuar consultas é realizar o login no aplicativo usando a conta Gov.BR. Ao inserir seu CPF e senha, você terá acesso a uma série de serviços, incluindo consulta ao Imposto de Renda, status de restituição do Imposto de Renda e outros recursos, como o CPF.
Calendário do Bolsa Família de setembro
Para aqueles cujo CPF se encontra regular, o cronograma do Bolsa Família do próximo mês já está disponível. Os repasses, como de costume, seguirão a sequência do último número do NIS de cada inscrito. Confira o cronograma abaixo:
- Final do NIS 1: 18 de setembro;
- Final do NIS 2: 19 de setembro;
- Final do NIS 3: 20 de setembro;
- Final do NIS 4: 21 de setembro;
- Final do NIS 5: 22 de setembro;
- Final do NIS 6: 25 de setembro;
- Final do NIS 7: 26 de setembro;
- Final do NIS 8: 27 de setembro;
- Final do NIS 9: 28 de setembro;
- Final do NIS 0: 29 de setembro.
Como consultar o Bolsa Família 2023?
Para saber os dias e valores que serão pagos pelo programa Bolsa Família em setembro, é possível conferir pelos seguintes canais:
- Aplicativo Caixa Tem;
- Aplicativo Bolsa Família;
- Portal do Cidadão;
- Agências da Caixa Econômica Federal;
- Casas Lotéricas;
- Caixas eletrônicos utilizando os cartões do programa.
Quem não poderá receber o Bolsa Família em setembro?
Nem todos os beneficiários terão a mesma sorte, visto que aqueles que se encontram com CPF irregular correm o risco de serem excluídos permanentemente do programa. Isso ocorre porque a exigência de CPF regular entrou em vigor imediatamente junto ao calendário deste mês de agosto de 2023, o que pode impedir o saque dos repasses.
Como saber se meu CPF está regular para receber o Bolsa Família?
Para determinar se o seu CPF necessita de regularização ou se já está regular, é necessário acessar o site da Receita Federal, preencher dados de CPF e data de nascimento e ir em "Consulta CPF".
Siga o Ache Concursos no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias sobre concursos, empregos, estágios, governo e benefícios sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.