O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está disponibilizando para seus beneficiários um serviço onde aposentados e pensionistas possam bloquear ou desbloquear seus benefícios para a realização de empréstimos consignados.

De acordo com o INSS, a solicitação pode ser feita via internet, sem a necessidade de se deslocar até uma agência. O aplicativo para este fim é o MEU INSS, desenvolvido pela Dataprev.

Quem pode utilizar o serviço? É possível fazer o bloqueio ou desbloqueio para o empréstimo do titular da pensão ou da aposentadoria, ou então o representante legal do titular do benefício (apenas com o termo de representação legal).

Já quem é procurador, não pode estar solicitando este serviço. Portanto, não será possível realizar empréstimo consignado em benefício de procurador cadastrado.

Como solicitar o bloqueio ou desbloqueio do empréstimo consignado para beneficiários do INSS?

Veja o passo a passo:

  • Entre no site ou aplicativo do Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Clique em "Novo Pedido";
  • Digite o nome do serviço (neste caso "bloqueio" ou "desbloqueio" de empréstimo consignado;
  • Marque o serviço/benefício;
  • Leia o texto da tela e siga as instruções.

Documentação necessária

Em todos os casos, é obrigatório o número do CPF. No caso de procurador ou representante legal, é preciso:

  • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.

Leva cerca de 30 dias para obter uma resposta por parte do INSS se o pedido foi aceito ou não. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:

  • Acesse o Meu INSS;
  • Clique em "Consultar Pedidos";
  • Encontre o processo na lista;
  • Para ver mais detalhes, clique em "Detalhar''.