Já está valendo o novo calendário da prova de vida do INSS em 2022. Após a suspensão do procedimento entre outubro e dezembro do ano passado, o cronograma volta a tornar a prova de vida obrigatória a partir de fevereiro deste ano.

Inicialmente, o calendário divulgado em outubro pelo governo começaria ainda em janeiro. Contudo, uma nova portaria publicada pelo INSS no dia 27 de dezembro prorrogou mais uma vez o prazo.

A prova de vida do INSS deve ser feita, obrigatoriamente, pelos aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. A comprovação deve ser feita pelo segurado uma vez por ano para evitar que o benefício seja suspenso, além de evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Novo calendário da prova de vida

O primeiro prazo da prova de vida em 2022 é para segurados que não realizaram o procedimento no ano passado, até dezembro de 2020. Esse grupo tem até o dia 25 de fevereiro para fazer a comprovação de vida e seguir recebendo o benefício normalmente.

Caso não realize o procedimento no prazo, o segurado pode ter o benefício bloqueado a partir de março e deverá procurar uma agência bancária para fazer o desbloqueio e voltar a receber. Veja como ficou a tabela da prova de vida INSS em 2022:

Competência de vencimento da comprovação de vida Competência de bloqueio
Até dezembro/2020 Fevereiro/2022
Janeiro a junho/2021 Março/2022
Julho a agosto/2021 Abril/2022
Setembro e outubro/2021 Maio/2022
Novembro e dezembro/2021 Junho/2022

O novo cronograma terá validade até junho de 2022. A partir de julho, quando for registrada a ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do beneficiário os créditos mensais da primeira e da segunda competências subsequentes serão encaminhados à rede pagadora para bloqueio.

Se após o segundo bloqueio o titular do benefício não realizar a comprovação o pagamento será suspenso pelo motivo 65 - não apresentação de fé de vida. O segurado terá o benefício cancelado se a prova de vida não for realizada depois de 6 meses da suspensão.

Os segurados que tiverem benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. Caso seja cancelado, o beneficiário terá que agendar o serviço de reativação ligando para a central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS na opção "Reativar Benefício".

Prova de vida pela internet; como fazer

Os aposentados e pensionistas que estiverem aptos a realizar a prova de vida pela internet serão informados via mensagem de texto (SMS) no celular, e-mail, pelo portal ou pelo aplicativo Meu INSS.

Importante: A prova de vida digital está sendo liberada pelo INSS somente para algumas pessoas num primeiro momento. Quem estiver habilitado a fazê-la receberá uma mensagem no aplicativo Meu INSS.

O INSS alerta que enviará o SMS somente pelo número 280-41, qualquer outra mensagem referente a prova de vida vindo de número diferente deve ser desconsiderada. Em caso de dúvidas o beneficiário pode ligar para o número 135 (telefone oficial do INSS).

Como fazer a prova de vida digital do INSS - Para fazer a prova de vida por biometria facial o beneficiário deve ter dois aplicativos instalados no smartphone: o Meu INSS (download para Android aqui e iPhone aqui) e também o Meu Gov BR (download para Android aqui e iPhone aqui).

  1. Ao abrir o aplicativo Meu INSS, o beneficiário selecionado para fazer a prova de vida digital verá a informação "Chegou a hora de fazer sua prova de vida! Faça agora, pelo celular, sem precisar sair de casa";
  2. O app então irá redirecionar o segurado para o aplicativo Meu Gov Br;
  3. No app Meu Gov Br, clique em autorizações e clique para Autorizar a que estiver pendente;
  4. Clique em Realizar Validação para aceitar a autorização;
  5. Clique na opção Permitir para que o aplicativo tenha acesso à câmera do seu celular;
  6. Preencha o dado solicitado para confirmar sua identidade e clique em Prosseguir;
  7. O app vai pedir que você posicione o celular de forma a centralizar o seu rosto no círculo que surgiu na tela. Siga as instruções até que o círculo fique verde;
  8. Após terminar todos os movimentos solicitados pelo app a sua prova de vida digital estará concluída e a mensagem "Validação Facial realizada com sucesso!" será exibida.
  9. Uma notificação será enviada no Meu Gov Br quando o INSS concluir o seu processo de prova de vida.

Prova de vida pode deixar de ser obrigatória

Um projeto de Lei na Câmara dos Deputados (PL 2696/21) pode acabar com a obrigatoriedade de fazer a prova de vida. A proposta é do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).

Segundo ele, o INSS já tem acesso aos dados dos cidadãos, em especial aos dos cartórios de registro civil, e das limitações de locomoção e de acesso das pessoas idosas. "Diminuir as ações burocráticas, como a comprovação de vida, parece atitude mais prudente se consideramos inclusive a maior vulnerabilidade de saúde dessas pessoas, na grande maioria idosos", disse.

O projeto está ainda em fase inicial de discussão e não tem data prevista para ser votado em plenário. Caso seja aprovado, precisará ainda passar no Senado e ser sancionado pelo Presidente da República.