A Caixa realizou na última terça-feira (18) a distribuição dos lucros do FGTS. O pagamento, previsto para ocorrer até o dia 31 de agosto, foi realizado com duas semanas de antecedência e contemplou 167 milhões de contas que possuiam saldo em 31 de dezembro de 2019.

Cerca de R$ 7,5 bilhões foram creditados pelo banco aos trabalhadores que tinham saldo em suas contas, visto que o crédito foi distribuído de forma proporcional ao saldo dessas contas na data citada acima. Os valores já estão nas contas e podem ser consultados por meio do extrato da conta do Fundo. Veja como consultar o saldo do FGTS:

  • por aplicativo do FGTS para Android e iOS,
  • mensagem no celular,
  • site da Caixa - caixa.gov.br/
  • internet banking da Caixa.

FGTS Emergencial liberado para nascidos em março

Neste sábado de 22 de agosto, a Caixa Econômica Federal libera o saque em espécie e transferência do FGTS Emergencial de até R$ 1.045 para os trabalhadores nascidos em março. Este grupo recebeu o benefício em conta poupança social no dia 13 de julho e desde então pôde movimentar o dinhero pelo aplicativo Caixa Tem.

Neste sábado, 22 de agosto, a Caixa Econômica Federal irá atender das 08h às 12h em 770 agências abertas pelo país - veja quais agências abrem na sua cidade. Lembrando que para o benefício pago em conta no Caixa Tem o saque pode ser realizado também em correspondentes Caixa Aqui e lotéricas.

O último pagamento do FGTS Emergencial foi realizado na segunda-feira de 10 de agosto, quando receberam os beneficiários nascidos em julho. Já na próxima segunda (24) o benefício será creditado nas contas digitais dos trabalhadores nascidos em agosto. A próxima data prevista para saque e transferência é no dia 05 de setembro, quando os aniversariantes de abril poderão movimentar o dinheiro para outras contas.

É importante lembrar que na data definida para saque no calendário divulgado a Caixa realiza a transferência automática para a conta indicada pelo beneficiário no momento do cadastro. Portanto, se o aplicativo Caixa Tem exibir a sigla "TR VLR CX", que significa "Transferência Valores Caixa", isso quer dizer que o seu benefício já foi transferido para outra conta e para realizar o saque desse valor o cidadão deve consultar a conta da instituição financeira indicada.

Calendário do FGTS Emergencial 2020. Fonte: Caixa.
Calendário do FGTS Emergencial 2020. Fonte: Caixa.

Como sacar o lucro do FGTS?

A Caixa depositou os lucros do FGTS nas contas dos trabalhadores e o dinheiro já está disponível para consulta, entretanto as regras para o saque das contas continuam as mesmas. Dessa forma, os trabalhadores poderão sacar os lucros nas situações previstas na Lei 8.036/90, que são:

    1. Demissão sem justa causa, pelo empregador;
    2. Término do contrato por prazo determinado;
    3. Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
    4. Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
    5. Aposentadoria;
    6. Necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal (saque que será liberado em junho por causa do Coronavírus);
    7. Suspensão do Trabalho Avulso;
    8. Falecimento do trabalhador;
    9. Idade igual ou superior a 70 anos;
    10. Portador de HIV - SIDA/AIDS (trabalhador ou dependente);
    11. Portador de HIV - SIDA/AIDS (trabalhador ou dependente);
    12. Estágio terminal em decorrência de doença grave (trabalhador ou dependente);
    13. Permanência do trabalhador titular da conta vinculada por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, com afastamento a partir de 14/07/1990;
    14. Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósitos, cujo afastamento do trabalhador tenha ocorrido até 13/07/1990;
    15. Aquisição de casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

Dessa forma, para solicitar o saque do FGTS é necessário se encaixar em uma das situações listadas acima e reunir toda a documentação exigida para cada caso específico. Confira aqui a lista de documentos dependendo da situação do solicitante.