Após os incidentes que atingiram o litoral norte de São Paulo no último fim de semana pelas fortes chuvas, o Governo Federal determinou que seja realizada uma força-tarefa envolvendo diversos ministérios. O MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) é quem integra os trabalhos para dar suporte e socorro para as vítimas da localidade.

O presidente Lula (PT) se pronunciou dizendo que irá liberar recursos para que sejam construídas novas moradias para as famílias que perderam suas casas no ocorrido. "Às vezes, eu vejo lugares onde houve desabamento e que já se passaram anos e ainda não foi resolvido o problema habitacional. Desta vez, podem ter a certeza de que a construção de moradias para as pessoas que perderam as suas casas vai acontecer de verdade, em um terreno mais seguro, sem risco de alagamento ou de desabamento", garantiu Lula.

Bolsa Família será flexibilizado

Segundo o MDS, as famílias que recebem o pagamento do Bolsa Família e foram atingidas nos municípios que decretaram emergência ou calamidade, serão tomadas providências em relação aos valores, com maior flexibilidade.

"Para facilitar para as famílias, o pagamento de março será unificado, feito no dia 20 para todas as famílias dos municípios atingidos e com decreto de emergência e calamidade", disse o ministro do MDS, Wellington Dias.

Esta flexibilização do calendário do Bolsa Família inclui os repasses de fevereiro para os beneficiários dos seis municípios atingidos pelas chuvas e que ainda não retiraram seus pagamentos, que são: Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilha Bela, São Sebastião e Ubatuba.

Ainda, em média, 40% das famílias que estavam com os valores do benefício previstos para serem sacados entre 23 e 28 de fevereiro, seguindo o último dígito do NIS (Número de Identificação Social), poderão sacar antecipadamente. Os valores estão liberados desde a última terça-feira, 21.

A flexibilização foi criada no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e pelo Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências, no qual realiza tarefas de proteção social, a fim de ofertar alojamentos provisórios e materiais para segurança e a sobrevivência das populações atingidas.

Chuvas em São Sebastião e região passa do previsto

O volume de chuvas no município de São Sebastião e região foi o dobro do previsto para o mês de fevereiro, gerando desastres na localidade. Ainda estão desaparecidas cerca de 40 pessoas.

"É um prejuízo social e econômico incalculável. A visita do presidente Lula, nesta segunda-feira (20), acompanhado pelo governador, prefeitos e lideranças federais e sociais, mostra a sensibilidade do presidente com quem mais precisa e na hora em que mais precisam", destacou Wellington Dias.