Uma enquete realizada pelo Instituto de pesquisa DataSenado no mês de novembro aponta que 99% dos consultados aprovam a criação do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. A maioria dos participantes diz concordar com o pagamento adicional que foi proposto pelo PL 3657/20, de autoria do senador Paulo Paim. Do total, 99% também concorda que o pagamento do décimo quarto salário aos aposentados contribui para estimular a atividade econômica. Quando perguntados se consideram o 14º salário importante como amparo social a essas categorias todos os participantes responderam que sim.

A enquete teve a participação de 32.820 pessoas e ficou disponível no portal do DataSenado entre os dias 01 de outubro e 02 de novembro.

O projeto de lei nº 3657/20 surgiu a partir de uma ideia legislativa criada pelo advogado tributarista Sandro Gonçalves. Em menos de uma semana, a ideia obteve o número necessário de votos para se tornar uma sugestão legislativa e foi adotada por Paim (PT-RS) na forma de projeto de lei.

Desde junho o senador tenta levar o PL ao plenário para que seja votado pelos parlamentares. Para que o pagamento do 14º salário do INSS seja aprovado, o PL 3657/20 deve passar também por votação na Câmara dos Deputados e ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

"O DataSenado mostra que a maioria concorda com a criação do 14º salário para aposentados e pensionistas. O PL 3.657/2020, de nossa autoria, beneficia 35 milhões; 70% ganham um salário mínimo. Com a pandemia, a crise piorou. Uma questão de justiça", afirmou Paim.

Confira o resultado da enquete realizada pelo DataSenado:

Enquete do DataSenado ouviu opinião de 32 mil pessoas sobre o 14º salário.
Enquete do DataSenado ouviu opinião de 32 mil pessoas sobre o 14º salário.

Senador pede pressão popular

Em diversas ocasiões o senador Paulo Paim destacou a importância do projeto que institui o 14º salário e pediu urgência na aprovação do projeto. Segundo Paim, a remuneração adicional vai representar não só o socorro aos aposentados que fazem parte do grupo de risco, mas também injetar recursos na economia ao movimentar o comércio no mês de janeiro.

"O 14º salário vai representar algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, nos municípios, gerando emprego e renda, gerando imposto, melhorando a qualidade de vida, movimentando a economia local e fortalecendo a vida de todos. Teremos mais empregos para colaborar com a retomada do crescimento do país", defendeu o senador.

Contudo, Paim ressalta que o caminho para aprovação do projeto é longo, já que precisa ser aprovado nas duas casas. Para agilizar o processo ele pede que a população participe e pressione os congressistas a colocarem o PL 3657/20 em pauta. Em vídeo compartilhado nas redes sociais, o senador afirmou que para dar mais agilidade ao projeto o conteúdo da sugestão legislativa em forma de projeto de lei está na mesa do Senado Federal aguardando distribuição para que o relator apresente em plenário sua visão pela aprovação.

"Por isso, reitero a necessidade de toda a população sensibilizar os líderes do Congresso Nacional através dos meios de comunicação, das redes sociais e todos os espaços em que tivermos acesso para que eles, o mais rápido possível, encaminhem essa votação no plenário do Senado e depois na Câmara dos Deputados. Tenho certeza que somente juntos podemos alcançar os nossos objetivos."

Confira o vídeo na íntegra: