Com pagamentos previstos de fevereiro a março deste ano o abono salarial PIS/PASEP referente ao ano de 2020 está sendo pago pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil desde o dia 8/2. A novidade é que um novo grupo de trabalhadores poderá ser beneficiado em breve.

O abono é um direito de quem trabalhou pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2020 e recebeu até 2 salários mínimos. Geralmente o pagamento é feito ao longo do ano, de acordo com a data de aniversário de cada trabalhador. Mas este ano, o Governo Federal antecipou os pagamentos para os meses de fevereiro e março.

Agora, a Dataprev informou que devido a inconsistências de informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) - enviadas pelas empresas - foi necessário realizar um novo processamento mais apurado de informações, trabalho em curso pela Dataprev. O objetivo é garantir o correto direito dos trabalhadores e evitar a necessidade de pedidos de revisões adicionais.

Assim, uma estimativa da Empresa de Tecnologia de Dados do governo é de que mais 1,9 milhão de cadastros de trabalhadores revistos poderão ser aprovados para receber o abono. Este reprocessamento deve ser finalizado até o dia 15 de março, data prevista para os novos pagamentos para quem nasceu de julho a dezembro (PIS) e aqueles com número de inscrição de 6 a 9 (PASEP).

A Dataprev disse ainda que analisou 55 milhões de cadastros até aqui. O Governo Federal reforça que todos os trabalhadores elegíveis receberão recursos da União. E os resultados estarão disponíveis, a partir do dia 16 de março, no aplicativo "Carteira de Trabalho Digital" e/ou plataforma serviços do trabalho no Portal Gov.br.

Dados da Dataprev para pagamento do abono

Do total de 55 milhões de CPFs analisados que tiveram algum registro na RAIS ou no e-Social em 2020, a Dataprev finalizou o processamento de 96,5% deles, com 22,7 milhões elegíveis a receber o benefício, 30,4 milhões inelegíveis e agora 1,9 milhão com necessidade de processamento adicional e revisão (3,5% do total de cadastros).

Esta será a primeira vez que os registros do e-Social serão utilizados pelo governo para a concessão do abono salarial.

Quem recebe o PIS/PASEP em fevereiro

Até agora, o PIS já foi liberado para quem nasceu de janeiro a abril e o PASEP para servidores públicos com número final de inscrição de 0 a 3. Confira quem vai receber nos próximos dias:

  • 22 de fevereiro - saque do PIS disponível para nascidos em maio;
  • 22 de fevereiro - saque do PASEP disponível para quem tem número final de Inscrição 4;
  • 24 de fevereiro - saque do PIS disponível para nascidos em junho;
  • 24 de fevereiro - saque do PASEP disponível para quem tem número final de Inscrição 5.

O pagamento do PIS - Programa de Integração Social é feito pela Caixa; e do PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, no Banco do Brasil. Os saques seguem para dois grupos por semana até o final do mês de março.

Com os pagamentos citados acima, o calendário de fevereiro será encerrado e retornará em março com os pagamentos para os últimos grupos.

Veja quem recebe o Pis em março

  • Nascidos em julho recebem dia 15 de março
  • Nascidos em agosto recebem dia 17 de março
  • Nascidos em setembro recebem dia 22 de março
  • Nascidos em outubro recebem dia 24 de março
  • Nascidos em novembro recebem dia 29 de março
  • Nascidos em dezembro recebem dia 31 de março

Veja quem recebe o Pasep em março

  • Número Final de Inscrição 6 recebem no dia 15 de março
  • Número Final de Inscrição 7 recebem no dia 17 de março
  • Número Final de Inscrição 8 recebem no dia 22 de março
  • Número Final de Inscrição 9 recebem no dia 24 de março