Com o objetivo de facilitar a vida dos trabalhadores, a Carteira de Trabalho Digital foi criada para reunir todas as experiências profissionais formais dentro de um aplicativo. Assim, o trabalhador passa a ter o documento à mão sempre que precisar fazer uma consulta.

De acordo com o governo federal, o aplicativo da Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital é um dos mais baixados no portal Gov.br e conta com mais de 500 milhões de acessos.

O aplicativo da carteira de trabalho digital permite que o cidadão consulte pela internet informações sobre contratos de trabalho antigos e atuais, solicite o seguro-desemprego e acompanhe o andamento da concessão de benefícios como o Abono Salarial e o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

Recentemente, o app ainda recebeu uma atualização para permitir que milhares de brasileiros consultem se foram considerados aptos a receber o Auxílio Taxista ou Benefício Caminhoneiro, pago pelo governo federal.

Para que serve a Carteira de Trabalho online Digital

Entre os benefícios da carteira digital estão a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal. Veja outros benefícios que o aplicativo da CTPS Digital oferece:

  • Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;
  • Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;
  • Integração das bases de dados do Ministério da Economia.
  • Acompanhar seu contrato de trabalho;
  • Solicitar o seguro-desemprego
  • Ver o calendário de pagamento do abono social, do benefício emergencial e até compartilhar as informações da carteira de trabalho para comprovar experiência profissional.

O aplicativo da CTPS já existe, na verdade, desde 2017. Mas foi a partir de setembro de 2019 que a Carteira de Trabalho Digital passou a substituir o documento físico, que em alguns casos deixou de ser necesário na hora da contratação. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.

Carteira de Trabalho digital pode ser feita pela internet.
Carteira de Trabalho digital pode ser feita pela internet.

Como tirar a Carteira de Trabalho Digital (online)?

A Carteira de Trabalho Digital pode ser feita de forma gratuita pelo computador ou pelo celular. Para baixar o aplicativo da CTPS Digital o trabalhador deve acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e procurar pelo app Carteira de Trabalho Digital, do Governo do Brasil. Faça o download do aplicativo para versão Android ou versão IOS.

Caso o trabalhador não possua celular smartphone para baixar o app, pode tirar a Carteira de Trabalho Digital acessando o site https://servicos.mte.gov.br/ e fazendo login com o seu cadastro no site acesso.gov.br.

O Ministério do Trabalho disponibiliza ainda um passo a passo de como tirar a CTPS Digital no aplicativo ou no computador - Confira aqui.

Como ver o número da Carteira de Trabalho Digital?

O número da Carteira de Trabalho Digital é o mesmo número do seu CPF e pode ser consultado acessando o aplicativo. Ao fazer o login no app da CTPS Digital, no topo da tela será exibida a mensagem "Olá, [nome do trabalhador]".

Logo abaixo, estará o número do seu CPF. Se o trabalhador possui também a Carteira de Trabalho física o número da Carteira de Trabalho Digital também será o do seu CPF, e não o número inscrito no documento físico.

Saiba como ver o número da sua CTPS Digital.
Saiba como ver o número da sua CTPS Digital.

Carteira de Trabalho Digital substitui a impressa?

Sim. Desde 2019, a CTPS digital passou a substituir o documento impresso. Entretanto, se o trabalhador já possui a Carteira de Trabalho física é importante que o documento seja guardado, pois ele continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior.

A CTPS física ainda pode ser utilizada nos casos em que o empregador não faça uso do eSocial, o portal onde são feitas as anotações contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário, etc) eletronicamente.

É importante ressaltar que a Carteira de Trabalho Digital funciona como documento para fins de acompanhamento do contrato de trabalho, mas não é válida como documento de identificação.

Como alterar dados incorretos na CTPS Digital?

O cadastro na Carteira de Trabalho Digital é feito com base no CPF do trabalhador. Portanto, os dados pessoais da CTPS Digital são os mesmos do Cadastro de Pessoa Física - CPF. Caso haja alguma informação incorreta com relação ao Nome completo, Data de Nascimento, Sexo, Nome da Mãe e Nacionalidade o trabalhador deve procurar a Receita Federal para corrigir as informações.

Minha CTPS Digital possui Indicadores de Pendências. O que significa?

As informações que chegam às bases do Cadastro Nacional de Informações Sociais-CNIS precisam ser filtradas e tratadas antes de serem utilizadas pelos sistemas de Governo, por isso foram criados os indicadores, visando garantir a consistência e integridade das informações.

Indicadores de Pendência - Será necessário atualizar a informação no CNIS para que ocorra a liberação e utilização pelo SIBE.

Indicadores de Alerta - O mesmo que informação, nesse caso pode demandar ou não uma ação. (Ex: IEAN = Exposição a Agentes Nocivos. Trata-se de um indicador num período de vínculo empregatício que norteia um possível enquadramento para fins de aposentadoria especial.)

Indicadores de Acerto - Acerto efetuado pelo INSS em determinado vínculo.
O fato de exibir o indicador, não implica em conversão automática. Caso não ocorra o enquadramento, o período será computado como comum.