Vários usuários estão relatando problemas ao acessar a nova CTPS - Carteira de Trabalho Digital, aplicativo lançado pelo Ministério do Trabalho para facilitar a consulta sobre contratos de trabalho antigos e atuais, informações sobre seguro-desemprego e também do próximo pagamento do Abono Salarial PIS/PASEP, previsto para iniciar em fevereiro.

A partir de setembro de 2019 a Carteira de Trabalho Digital passou a substituir o documento físico, que em alguns casos deixou de ser necesário na hora da contratação. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.

No entanto, desde a última sexta-feira, 21, usuários relataram problemas ao acessar o aplicativo. Veja alguns relatos feitos nas redes sociais:

Consulta do PIS abre no dia 1º

A Caixa vai começar a pagar no dia 8 de fevereiro o abono salarial PIS para mais de 22 milhões de trabalhadores e as informações sobre o valor a receber podem ser conseguidas no app da Carteira de Trabalho Digital. O alto número de requisições é um dos motivos do serviço apresentar instabilidade nesta segunda.

A Caixa informou ainda que a consulta com os valores a receber do abono serão divulgadas somente a partir do dia 1º de fevereiro. Veja:

Outras formas de consulta do PIS

Outra forma de consultar o Pis/Pasep é pelo aplicativo Caixa Trabalhador. A ferramenta que também permite acessar informações sobre seguro-desemprego e INSS está disponível para celulares Android [veja aqui] e também para iPhones (iOS) [baixe aqui].

A consulta pode ser feita ainda pelo site da Caixa Econômica Federal, onde há a opção consultar o Pis pelo CPF ou número do NIS.

CTPS é o app mais baixado do governo

De acordo com o governo federal, o aplicativo da Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital do portal Gov.br conta com mais de 500 milhões de acessos. Somente no ano de 2020 o documento digital foi acessado mais de 270 milhões de vezes, enquanto neste ano o app registrou 231 milhões de acessos.

De acordo com a Dataprev, nos dois anos em que está no ar a Carteira de Trabalho Digital obteve 59% dos requerimentos feitos pelos trabalhadores. Dos 12,7 milhões, cerca de 7,5 milhões foram feitos de forma digital pelo aplicativo e site.

A CTPS digital permite ainda aos usuários:

  • Acompanhar seu contrato de trabalho;
  • Solicitar o seguro-desemprego
  • Ver o calendário de pagamento do abono social, do benefício emergencial e até compartilhar as informações da carteira de trabalho para comprovar experiência profissional.

Para baixar o aplicativo da CTPS Digital o trabalhador deve acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e procurar pelo app Carteira de Trabalho Digital, do Governo do Brasil. Faça o download do aplicativo para versão Android ou versão IOS.

Caso o trabalhador não possua celular smartphone para baixar o app, pode tirar a Carteira de Trabalho Digital acessando o site https://servicos.mte.gov.br/ e fazendo login com o seu cadastro no site acesso.gov.br.

O Ministério do Trabalho disponibiliza ainda um passo a passo de como tirar a CTPS Digital no aplicativo ou no computador - Confira aqui.