Trabalhadores brasileiros ainda podem fazer três saques do abono Pis/Pasep em 2022. A Caixa Econômica Federal liberou em fevereiro o saque referente ao abono do ano-base 2020 para 24,3 milhões e existem ainda outros dois saques disponíveis até o final deste ano: o saque do Pis/Pasep 2019 e o saque das Cotas Pis/Pasep.

Os trabalhadores que esqueceram de sacar os valores pagos no ano-base 2019 e 2020 terão até 29 de dezembro de 2022 para retirar o dinheiro. Depois desse prazo, o cidadão terá que aguardar o calendário do abono do próximo ano para solicitar o dinheiro esquecido.

A Resolução nº 838, de 24 de setembro de 2019 garante ao trabalhador o prazo de 5 anos para resgatar os valores do abono salarial.

Quem tem direito ao abono Pis/Pasep?

  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Quais grupos não tem direito ao abono Pis/Pasep:

  • empregado (a) doméstico (a);
  • trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
  • trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.
Caixa liberou o saque do Pis/Pasep até 31 de março. Prazo limite para saque vai até 29 de dezembro.
Caixa liberou o saque do Pis/Pasep até 31 de março. Prazo limite para saque vai até 29 de dezembro.

Como solicitar o saque Pis/Pasep esquecido?

A Caixa liberou entre fevereiro e março o saque do abono Pis/Pasep para 24,3 milhões de trabalhadores que tinham direito ao benefício por terem atuado com carteira assinada no ano de 2020.

Originalmente, esses valores deveriam ter sido pagos no ano passado, mas o calendário foi adiado para 2022. Nesse caso, o trabalhador que possui direito ao abono liberado neste ano não precisa fazer a solicitação, já que o dinheiro fica disponível automaticamente.

Para saber se tem valores a receber basta acessar o aplicativo Caixa Trabalhador ou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O app informa se o trabalhador possui o saque do abono habilitado, o valor e a data em que o dinheiro ficou disponível.

A consulta pelo aplicativo da CTPS Digital também indica se o trabalhador possui algum valor de abono salarial referente a anos anteriores. Nesse caso, para sacar o abono esquecido o trabalhador deve fazer a solicitação presencialmente em alguma unidade do Ministério do Trabalho, por telefone 158 ou por e-mail [email protected] trocando as letras "uf" pela sigla do seu estado.

O Ministério do Trabalho liberou ainda um prazo para que os trabalhadores que não tiveram o Pis/Pasep habilitado mas tinham direito ao benefício no calendário atual. A partir de 5 de abril a solicitação do saque do Pis/Pasep ficou disponível nas Superintendências Regionais do Trabalho mediante recurso administrativo.

O pagamento do abono salarial pode ser feito de diversas formas, sendo elas:

  • Crédito em conta corrente ou Poupança da Caixa ou Conta Digital;
  • Crédito pelo app Caixa Tem em conta poupança digital;
  • Cartão Social e senha em caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui;
  • Em uma agência da Caixa apresentando documento de identificação.

Saque cotas Pis/Pasep 70 a 88

Mais de 10 milhões de brasileiros que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988 podem fazer o saque das Cotas Pis/Pasep em 2022. O benefício é referente aos valores acumulados na conta do trabalhador decorrente as distribuições realizadas pelo Fundo Pis/Pasep nos exercícios 71/72 e 88/89.

Os trabalhadores correntistas da Caixa recebem automaticamente o valor na conta. O saque pode ser feito com Cartão Cidadão e senha nas agências, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Quem não identificou o depósito poderá procurar uma agência para fazer a liberação dos valores mediante apresentação de documento com foto. Serão aceitos os seguintes documentos de identificação:

  • Carteira de Identidade
  • Carteira de Habilitação (modelo novo)
  • Carteira Funcional reconhecida por Decreto
  • Identidade Militar
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros
  • Passaporte emitido no Brasil ou no exterior

O prazo para fazer a retirada dos valores vai até 1º de junho de 2025. Após essa data, os valores não movimentados serão devolvidos à União.