O Ministério do Trabalho e Previdência informou que os trabalhadores que não receberam o abono salarial Pis/Pasep nos meses de fevereiro e março poderão entrar com pedido de recurso administrativo.

O calendário do abono ano-base 2020 contemplou 24 milhões de trabalhadores, sendo que destes 1,6 milhão foram considerados aptos após passar por análise da Dataprev.

Os pedidos de recursos começaram a ser recebidos pelas Superintendências Regionais do Trabalho na última terça-feira, 5 de abril.

Os trabalhadores que tiveram o abono Pis/Pasep não habilitado e acreditam que possuem direito ao benefício poderão entrar com recurso via e-mail para o endereço trabalho.uf@economia.gov.br. Basta substituir as letras UF pelas letras da sigla do estado de domicílio (por ex.: trabalho.sp@economia.gov.br).

Os órgãos do Ministério do Trabalho irão realizar os processos de cadastramento de recursos e será realizada a análise individual das situações. A estimativa é que os trabalhadores recebam retorno sobre os pedidos em até 45 dias. O procedimento é exclusivo para os processos referentes ao abono do ano base 2020.

O ministério reforça que os trabalhadores verifiquem em todos os canais para saber se o benefício foi pago antes de entrar com pedido de recurso. Os brasileiros que trabalham no setor privado devem buscar o pagamento do Pis em conta corrente, conta poupança ou poupança social digital da Caixa Econômica Federal.

Outra forma de receber o abono Pis é com o Cartão Cidadão em agências, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Já os servidores públicos que recebem o abono Pasep devem procurar pelo pagamento em conta corrente do Banco do Brasil ou em conta de outra instituição financeira caso tenha sido informado.

Abono salarial ano-base 2019 - O Ministério do Trabalho informou que os trabalhadores que não receberam o abono referente ao ano de 2019 poderiam solicitar os valores via recurso administrativo a partir de 31 de março.

Contudo, a informação mais recente indica que os recursos recebidos nesse momento serão exclusivos para quem não conseguiu sacar o abono Pis/Pasep 2020. Segundo o ministério, a Dataprev foi acionada para desenvolver as funcionalidade de um novo sistema que será disponibilizado até 31 de maio para análise dos recursos referentes ao abono 2019.

561 mil ainda não sacaram o dinheiro

A Caixa Econômica Federal informou que até o momento cerca de R$ 523 milhões em recursos do abono salarial Pis/Pasep 2020 ainda não foram sacados. Aproximadamente 561 mil trabalhadores ainda não fizeram a retirada do abono cujo calendário terminou em 31 de março.

Desse grupo de trabalhadores que esqueceu de sacar os recursos 71% são servidores públicos e militares com direito ao Pasep, pago pelo Banco do Brasil.

O prazo para sacar o abono salarial Pis/Pasep segue até 29 de dezembro de 2022 para todos os grupos.

O pagamento do abono Pis para 23 milhões de trabalhadores do setor privado caiu entre os dias 8 de fevereiro e 31 de março. O calendário foi organizado por mês de nascimento e teve dois depósitos a cada semana.

Calendário abono Pis ano base 2020
Mês de nascimento Data de pagamento do Pis 2022
Janeiro 08 de fevereiro
Fevereiro 10 de fevereiro
Março 15 de fevereiro
Abril 17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho 24 de fevereiro
Julho 15 de março
Agosto 17 de março
Setembro 22 de março
Outubro 24 de março
Novembro 29 de março
Dezembro 31 de março

Uma semana mais tarde, em 15 de fevereiro, teve início o calendário de pagamento para os servidores públicos. Neste ano, pouco mais de 1 milhão recebeu o Pasep pelo Banco do Brasil.

Calendário abono Pasep ano base 2020
Número final da inscrição Data de pagamento do Pasep 2022
0 15 de fevereiro
1 15 de fevereiro
2 17 de fevereiro
3 17 de fevereiro
4 22 de fevereiro
5 24 de fevereiro
6 15 de março
7 17 de março
8 22 de março
9 24 de março