Trabalhadores que ganhavam até dois salários mínimos de 2020 pra trás podem ter dinheiro a receber na Caixa e no Banco do Brasil referente ao Pis/Pasep. O abono salarial é pago para quem atua na iniciativa privada e também para servidores públicos que têm até essa faixa de renda.

O governo informou que há saques remanescentes para quem esqueceu de retirar os valores no período definido em calendários anteriores. Neste ano (2022), o governo liberou de 8 de fevereiro a 31 de março o abono para mais de 22 milhões de trabalhadores que receberam até um salário mínimo (R$ 1.212) referente ao calendário do ano-base 2020.

Além desse calendário, outros valores esquecidos podem ser retirados. Milhares de brasileiros ainda podem resgatar parte do saldo esquecido referente ao abono salarial do calendário de 2019.

Quem recebe o abono PIS PASEP?

Têm direito ao abono salarial Pis/Pasep os brasileiros que trabalharam por, pelo menos, 30 dias com carteira assinada durante o ano-base do calendário de pagamento e que receberam, em média, até 2 salários mínimos mensais no ano base. Além disso, devem estar inscritos no PIS/PASEP por, pelo menos, 5 anos.

O benefício do Abono Salarial é pago pela Caixa no Programa de Integração Social (PIS) ou pelo Banco do Brasil no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Como consultar o Pis/Pasep

Cerca de 400 mil brasileiros ainda podem sacar o abono Pis/Pasep referente ao calendário de 2020, pago agora em 2022.

A maior parte do público que ainda não sacou é referente ao Pasep, pago pelo Banco do Brasil, onde cerca de 300 mil servidores públicos têm valores a receber. A consulta é pelo site do Banco do Brasil.

Já quanto ao PIS, a consulta pode ser feita por meio do CPF pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Mais de 125 mil trabalhadores da iniciativa privada ainda podem retirar o dinheiro na Caixa.

O prazo segue até dia 29 de dezembro de 2022 para os dois grupos.

O Ministério do Trabalho liberou ainda um prazo recursal para que os trabalhadores que não tiveram o Pis/Pasep habilitado e tinham direito ao benefício, recebam os valores. A solicitação do saque do Pis/Pasep está disponível nas Superintendências Regionais do Trabalho mediante recurso administrativo que deve ser enviado por email.

Para aqueles que não foram habilitados, mas entendem que têm direito a receber o Abono, podem entrar com recurso por meio do endereço eletrônico - [email protected] (colocando nos dígitos UF as letras da sigla do estado de domicílio, por exemplo, no RS: trabalho.rs@economia.gov.br).

Outros saques

Mesmo com 400 mil pessoas ainda podendo sacar o abono Pis/Pasep do calendário de 2020, quem trabalhou com carteira assinada em 2019 também pode ter fundos a receber.

O grupo tem cerca de 300 mil trabalhadores que podem solicitar o saque do abono Pis/Pasep "esquecido", ou seja, valores de antes de 2020.

Para ter direito ao abono salarial de 2019 as regras são as mesmas - carteira assinada por pelo menos 30 dias naquele ano, inscrição há cinco anos no Pis/Pasep e remuneração média de até dois salários mínimos (R$ 2.200 na época).

A solicitação do saque do abono esquecido deve ser feita pelo trabalhador mediante recurso administrativo apresentado por e-mail ou em uma das superintendências do Ministério do Trabalho. Segundo a Dataprev, o prazo de solicitação para esse grupo deve ser aberto até 31 de maio.

No caso de brasileiros que trabalharam por pelo menos 30 dias nos dois calendários-base (2019 e 2020) essas pessoas terão direito a sacar em dobro o valor do abono Pis/Pasep.