O Cadastro Único (CadÚnico) é o sistema que reúne as informações de todas as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza do Brasil. A partir dessas informações, o Governo Federal disponibiliza programas, como é o caso do Auxílio Brasil.

Ademais, os estados e municípios também podem usar os dados presentes no CadÚnico, para aprimorar as políticas públicas que visam a melhoria de vida dessas famílias. Inclusive, diversos benefícios sociais fazem uso dos dados do CadÚnico para selecionar os participantes, como o Auxílio Brasil, Tarifa Social, e Vale-Gás.

Mas afinal, será que uma pessoa que mora sozinha, pode se inscrever no sistema do CadÚnico? E mais, ela pode receber o Auxílio Brasil? Abaixo, confira todos os detalhes.

Quem mora sozinho pode se inscrever no CadÚnico?

Sim. Em geral, podem se inscrever no CadÚnico, as famílias em situação de vulnerabilidade social, bem como aqueles que moram sozinhos. A inscrição é feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento do Cadastro Único.

Durante a inscrição, ocorre o registro das seguintes informações: características do domicílio, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Quais os documentos necessários para se inscrever no Cadastro Único?

Em suma, o responsável familiar que realizar o cadastro, precisa ser maior de 16 anos, ter CPF ou Título de Eleitor, com exceção do responsável por famílias indígenas ou quilombolas. Neste caso, é possível apresentar outros documentos de identificação.

A principal recomendação, é que o representante familiar seja uma mulher. Além do CPF ou Título, será necessário apresentar pelo menos um documento para cada membro da família, dentre os seguintes:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) - somente se a pessoa for indígena.

Ademais, vale ressaltar que para se inscrever no CadÚnico, a pessoa deve ter uma renda per capta de até meio salário mínimo; ou ainda, uma renda total familiar de até três salários mínimos. Por fim, quem está em situação de rua também pode se inscrever no sistema.

Quem mora sozinho tem direito ao Auxílio Brasil?

Sim. Quem mora sozinho pode sim receber o Auxílio Brasil. Inclusive, no início de agosto, o governo federal acrescentou na folha de pagamento do benefício, mais de 2 milhões de famílias. Dentre essas, 1,1 milhão são famílias formadas por apenas uma pessoa.

A partir disso, o número de famílias com somente um integrante mais que dobrou no cadastro do governo. É dito isso, pois passou de 2,2 milhões de outubro de 2021, para 4,9 milhões em setembro de 2022.

Esse número de famílias unipessoais chama atenção, pois destoa do dado histórico do programa, que era o mesmo da média de domicílios no Brasil com somente uma pessoa, conforme o IBGE, ou seja, 15%.

De acordo com especialistas ouvidos pelo UOL, a alta de famílias unipessoais cadastradas tem a ver com a alteração no desenho do benefício social. É dito isso, pois ele passou a não ter como referência o número de integrantes da família, ao criar um piso que atende a quase todas as composições.

Além disso, os especialistas explicam que a nova concepção do programa teve uma visão eleitoral, ao procurar beneficiar um número máximo de pessoas adultas, sem dar reajuste às famílias com mais crianças, por exemplo.