Antes de pesquisar o CPF em si, vamos abordar um pouco sobre o que é o Score da Serasa. De uma forma bem simples e básica, o score de crédito é a "nota" dada a uma pessoa de acordo com o seu histórico de bom (ou não) pagador. Para chegar nesta nota, são levados em conta uma série de variáveis para avaliar qual é a probabilidade de alguém conseguir honrar seus compromissos financeiros nos próximos meses. Quanto maior a pontuação, mais fácil será ter acesso a diversas modalidades de crédito.

As lojas, assim como os bancos, utilizam os sistemas de consulta de score para avaliar o consumidor na hora de conceder algum crédito e o Serasa Score é um dos modelos estatísticos utilizados nessa análise de risco. A pontuação do CPF varia entre 0 e 1.000. Alguns critérios dessa investigação são: o seu histórico de negativação, pagamentos em dia, cadastro atualizado e relacionamento financeiro com empresas.

Como consultar o Score da Serasa

  • Passo 1: acesse o site oficial da Serasa.
  • Passo 2: preencha o cadastro no site. Se for o seu primeiro acesso, preencha com todas as informações solicitadas. Após o envio dos dados e o cadastro realizado,
Tela de login da Serasa para ver o Score
Tela de login da Serasa para ver o Score
  • Passo 3: Você terá acesso gratuito à sua pontuação e ela aparecerá na tela. Nesta tela você tem acesso também a alguma possível restrição, caso ela conste no seu CPF; bem como a situação do seu CPF junto a Receita Federal.
Serasa Score
Serasa Score

Uma das principais razões para verificar o CPF é saber se há alguma dívida ou negativação no nome. Atualmente no Brasil, mais de 60 milhões de pessoas estão inadimplentes. Para sair dessa situação e limpar o nome, o primeiro passo é saber o tamanho da dívida e renegociar.

Se essa é sua situação, você pode checar essas informações no Serasa Limpa Nome. Na mesma tela de situação de seu CPF, há a opção de renegociação da dívida.

Importância de manter o Score Serasa em dia

Manter um bom "currículo financeiro" e saber o que pode ser feito para melhorá-lo pode facilitar - e muito - a sua vida financeira. Sempre que for, por exemplo, buscar um financiamento ou empréstimo para reformar a casa, você pode consultar a sua pontuação e descobrir como melhorá-la antes de buscar o credor para pedir crédito.

Você poderá utilizar os serviços da Serasa e limpar o seu nome em 4 passos:

  • 1 passo: consultar seu CPF. A Serasa disponibiliza um cadastro grátis de consulta de nome em seu site.
  • 2 passo: confira as suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação para o seu bolso - nem todos os credores permitem a negociação por meio da Serasa. Prefeituras, por exemplo, exigirão o pagamento dos débitos de forma presencial na Secretaria de Fazenda.
  • 3 passo: siga os passos de negociação, caso ela seja possível por esse meio;
  • 4 passo: clique em gerar o boleto. Depois, é só realizar o pagamento e pronto.

Após o pagamento, a empresa vai dar baixa na sua dívida e o seu nome vai voltar a ficar limpo.

O prazo que as empresas têm para retirar a dívida do seu CPF e deixar o seu nome limpo é de 5 dias úteis após o pagamento. Além disso, a empresa também precisa entregar um recibo de que o valor foi quitado.