A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no estado da Paraíba divulgou o edital 52/2020 para realização de um novo processo seletivo simplificado que visa preencher, em caráter temporário, 17 vagas no cargo de Professor Visitante Brasileiro e/ou Professor Visitante Estrangeiro.

09/11/2020
30/11/2020
A divulgar
17
Anexos

As vagas são para áreas de Geotecnia, Engenharia Elétrica, Administração, Modelagem e Simulação de Processos - Engenharia de Alimentos, Letras, Biomateriais, Formação de Professores para a Educação Básica, Ciência de Dados, Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Direitos Humanos, Irrigação e Drenagem, Design de Produto, Geociências/Geologia, Geologia Marinha e Sensoriamento Remoto em Ambientes Aquáticos, Ciências Ambientais e Astronomia/Física.

Requisitos do cargo:

  1. Ser portador do título de doutor (reconhecido por instituição nacional, se outorgado por instituição estrangeira) pelo tempo especificado no Anexo I;
  2. Não ter mantido vínculo com a Administração Pública Federal independente da duração nos últimos 24 meses;
  3. Ter experiência comprovada na Área de Conhecimento especificada no Anexo I e que esteja registrada no currículo apresentado;
  4. Ter produção científica relevante nos últimos anos, conforme especificado no anexo I.

A contratação de professores visitantes brasileiros e/ou estrangeiros tem por finalidade apoiar Programas de Pós-Graduação da UFCG ou a criação destes, em áreas de concentração e linhas de pesquisa determinadas, contribuindo nas atividades de:

  • Pesquisa, ensino e extensão;
  • Incremento nas publicações;
  • Captação de recursos mediante projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A contratação será feita por tempo determinado, observado o prazo máximo de um ano, renovável por igual período.

Inscrição

As inscrições devem ser feitas das 8h do dia 09 de novembro até às 18h do dia 30 de novembro de 2020, pelo endereço eletrônico https://sei.ufcg.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0.

As inscrições serão realizadas mediante entrega dos seguintes documentos:

  • Requerimento, conforme modelo Anexo II;
  • Cópia legível da Carteira de Identidade, ou outro documento de identidade com validadenacional;
  • Cópia legível do CPF (se o número não constar na carteira de identidade);
  • Cópia do passaporte(para candidatos estrangeiros);
  • Cópia legível do diploma de doutorado; curriculum vitae ou currículo lattes com documentos comprobatórios, referente ao período dos últimos cinco anos (2016-2020);
  • Plano de trabalho.

Provas

A seleção será feita através de avaliação de títulos. O resultado final do processo seletivo simplificado será divulgado na seção Professor Visitante da página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, cujo link é http://prpg.ufcg.edu.br/professor-visitante.html no dia 18 de dezembro.

O processo seletivo simplificado terá validade de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação de seu resultado no Diário Oficial da União, sendo possível a prorrogação por igual período, mediante decisão expressa e pública da UFCG.