A Caixa Econômica Federal liberou na última terça-feira (18), o saque do FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para um novo grupo por calamidade. Os trabalhadores que residem nos municípios de Eldorado do Sul (RS) e de São José do Cerrito (SC), e que tenham saldo disponível nas contas do FGTS, podem solicitar os valores para Caixa por meio do aplicativo FGTS.

Para os moradores de Eldorado do Sul que tenham suas casas nas áreas afetadas, identificadas pela Defesa Civil Municipal, podem pedir o saque do FGTS Calamidade até dia 29 de novembro. Já para aqueles moradores de São José do Cerrito, com as mesmas condições citadas, podem solicitar até dia 21 de novembro.

Quem pode solicitar o Saque Calamidade do FGTS?

Para solicitar o Saque Calamidade do FGTS, o trabalhador precisa possuir saldo na conta e não ter feito saques pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo para a retirada desta modalidade é de até R$ 6.220.

A solicitação é feita pelo aplicativo FGTS de forma prática, na opção "Meus Saques", "Outras Situações de Saque", "Calamidade Pública" e selecionar o município. O app está disponível para sistemas Android e iOS. Não há necessidade de se deslocar até uma agência da Caixa.

Após o pedido, o trabalhador deve indicar uma conta bancária para que o dinheiro seja depositado. Vale lembrar que não é necessário que seja uma conta exclusiva da Caixa, podendo ser do banco ou instituição financeira de sua preferência, sem nenhum custo.

Já são 180 municípios brasileiros que foram habilitados com o Saque Calamidade do FGTS neste ano. Dentre os estados, estão:

Pelo site do FGTS Caixa você confere a relação completa dos municípios e os prazos para a solicitação.

Como solicitar o saque FGTS

Para o trabalhador solicitar o saque, é necessário encaminhar os seguintes documentos: foto do documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, podendo ser conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, que tenha sido emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade, certidão de casamento ou Escritura Pública de União Estável em caso do comprovante de residência ser em nome do companheiro (a).

É importante lembrar que caso o crédito seja aprovado, o retorno da análise é de cinco dias úteis.

Para mais informações, o trabalhador pode entrar no site da CAIXA ou ligar para o Fale Conosco da Caixa pelo número 0800.726.0207.

- Receba novidades em primeira mão pelo Telegram
- Siga o Ache Concursos no Google News