O Tesouro Nacional anunciou nesta segunda-feira (22) a emissão de novos títulos em dólares no mercado internacional, marcando um grande passo na busca pela diversificação e fortalecimento da liquidez da curva de juros soberana em moeda estrangeira. Os títulos terão vencimentos em 2034 e 2054, no qual o governo se comprometeu em antecipar financiamentos e prover referências sólidas para o setor corporativo.

A operação, que será conduzida pelos bancos Citigroup, Scotiabank e UBS Investment Bank, visa aprofundar a presença do Brasil nos mercados internacionais de capitais, além de gerar liquidez e atrair investidores para os títulos brasileiros.

O resultado da emissão dos novos títulos do Tesouro Nacional no mercado internacional será divulgado ao final desta segunda-feira, proporcionando insights sobre a resposta do mercado às iniciativas do governo.

Comunicado do Tesouro Nacional

Em comunicado, o Tesouro Nacional destacou que a iniciativa busca não apenas antecipar financiamentos em moeda estrangeira, mas também consolidar a posição do Brasil como um emissor confiável e atrativo no cenário global.

"O objetivo da operação é dar continuidade à estratégia do Tesouro Nacional de promover a liquidez da curva de juros soberana em dólar no mercado externo, provendo referência para o setor corporativo, e antecipar financiamento de vencimentos em moeda estrangeira", informou em nota.

Captação em 2023

Essa não é a primeira incursão do Tesouro Nacional nos mercados internacionais. Em abril do ano passado, uma operação bem-sucedida resultou na captação de US$ 2,25 bilhões com a emissão de títulos com vencimento em 2033. A última emissão de títulos no mercado internacional com prazo de 30 anos ocorreu em junho de 2021.

Também em 2023, o Tesouro Nacional obteve êxito na captação de US$ 2 bilhões nos mercados internacionais por meio de sua pioneira emissão de títulos sustentáveis. Isso ocorreu em novembro do ano passado.

Na ocasião, a operação foi liderada pelos bancos Bradesco BBI, Goldman Sachs e HSBC, sendo os responsáveis pela condução bem-sucedida da emissão. Os títulos foram lançados no mercado global, e os resultados foram divulgados ao término do mesmo dia.

O lançamento de títulos da dívida externa é uma estratégia na qual o governo obtém recursos financeiros emprestados de investidores internacionais, comprometendo-se a reembolsar o montante com juros ao longo do tempo.

Os recursos provenientes dessas operações são então incorporados às reservas internacionais do país. Segundo informações do Tesouro Nacional, embora as emissões de títulos no exterior não tenham como objetivo principal fortalecer as divisas nacionais, elas desempenham um papel fundamental ao oferecer um referencial para empresas brasileiras que buscam captar recursos nos mercados financeiros internacionais.