O Nubank é, atualmente, uma das principais instituições financeiras no Brasil. A partir disso, o banco está sempre em busca de desenvolver produtos e serviços que melhorem a relação com os seus clientes, bem como a segurança dos mesmos.

E é justamente por isso, que a instituição está alertando sobre um novo golpe financeiro, que está circulando pelo país. Trata-se de uma suposta promoção que o Nubank estaria fazendo, enviando Pix de carnaval aos seus clientes.

De forma a te manter informado, e a par do que está acontecendo, confira a seguir, todos os detalhes sobre o golpe. Além disso, vamos te mostrar o que fazer caso você receba a mensagem de golpe.

Como funciona o golpe do Pix de carnaval?

Neste golpe, as pessoas recebem uma mensagem, na qual devem acessar um link. Em seguida, é necessário responder um questionário, e encaminhar o mesmo aos seus contatos no WhatsApp, em troca de um Pix de até R$ 150.

Porém, tudo não passa de um golpe financeiro. De acordo com o Nubank, a instituição não está fazendo nenhuma promoção de Pix de carnaval. Sendo assim, se você receber essa mensagem, não toque em nenhum link, nem compartilhe ou disponibilize informações pessoais.

Em suma, o golpe faz uso de uma técnica de engenharia social. Nesse tipo de situação, os criminosos criam uma situação falsa, e assim, induzem a vítima ao erro. Depois, eles fazem a vítima entregar os seus dados, ou ainda, clicar em links perigosos.

Recebi a mensagem golpista; o que fazer?

Se você acabou recebendo esse tipo de mensagem através do WhatsApp ou redes sociais, fique ligado. Neste caso específico do golpe de Pix do carnaval, os criminosos usam o nome falso "Nu Investimentos". O objetivo é um só: deixar o texto da mensagem mais realista.

Porém, quem é cliente do Nubank sabe que esse nome não é usado em nenhuma comunicação oficial.

Se você receber uma mensagem, e ainda assim ficar em dúvida, não toque no link, nem preencha nenhum formulário. Além disso, é possível denunciar o contato que mandou a mensagem, por meio do aplicativo de mensagens.

Ah, e se você quiser, pode conversar com o Nubank, nos canais de atendimento (citados a seguir). Ou ainda, é possível mandar uma mensagem de denúncia no e-mail [email protected], avisando a entidade sobre a tentativa de golpe.

Cliquei no link, e agora?

Caso você tenha clicado no link, respondeu o questionário, e tem medo do que pode acontecer com os seus dados, realize o seguinte procedimento:

  1. Registre um boletim de ocorrência (B.O): O primeiro passo é comunicar a polícia sobre o que aconteceu. É possível abrir um B.O online, por meio do site da Secretaria de Segurança Pública do estado onde você mora;
  2. Colete provas da conversa com o golpista: Tire print de tela, ou qualquer outro registro relevante do golpe, para usar como prova. Esse material será útil durante a investigação;
  3. Denuncie o caso nos canais de atendimento do Nubank: Se você recebeu uma mensagem de golpe, faça uma denúncia ao Nubank, pelo e-mail [email protected]. Após reunir os seus documentos, o B.O e as evidências do golpe, envie o material para o Nubank;
  4. Troque a sua senha no app do Nubank: Acesse o app, toque no ícone de perfil no canto superior esquerdo da tela e acesse "Segurança". Depois disso, toque em "Alterar senha de acesso";
  5. Realize um backup das suas informações e resete o celular: Em geral, os links de golpes instalam malwares no celular. Dessa forma, os golpistas têm acesso às suas informações pessoais. Por isso, uma forma de se proteger é fazer o backup, e resetar o celular para as configurações de fábrica.

Como contatar o Nubank?

Abaixo, confira quais são os canais de suporte 24 horas do Nubank:

  • Chat: Dentro do próprio app do Nubank, você pode iniciar uma conversa com um dos atendentes;
  • E-mail: [email protected]
  • Telefone: 0800 608 6236 ou 0800 591 2117
  • Ouvidoria do Nubank: 0800 887 0463 (atendimento em dias úteis de 9h às 18h);
  • Redes Sociais: @nubank.