A pandemia causada pela Covid-19 forçou a mudança no cronograma do Enem 2020 como uma forma de evitar a aglomeração de pessoas, típicas em aplicação de provas, ainda mais desse porte. Assim, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram pelo adiamento da realização do Enem deste ano, de forma a respeitar os inscritos e também para atender aos instrumentos legais que determinam a quarentena como uma medida de prevenção e controle da doença.

Um importante instrumento para o ingresso de estudantes a curso superior, o Enem recebeu mais de 6 milhões de inscrições. Antes da pandemia, os candidatos da versão impressa fariam as provas nos dias 1º e 8 de novembro, enquanto a previsão para aplicação do exame digital era os dias 22 e 29 de novembro de 2020.

Candidatos poderão escolher data da prova do ENEM em junho

O Inep disponibilizará entre os dias 20 e 30 de junho de 2020 uma enquete na Página do Participante, nela o candidato poderá escolher entre três datas que foram determinadas e assim votar na que achar conveniente.

As novas datas foram divididas em opções para as versões impressa e digital, sendo que o Enem poderá ser adiado por 30, 60 ou 180 dias.

Veja as três opções com datas que formarão a enquete:

Primeira opção:

  • Enem Impresso: 6 e 13 de dezembro de 2020;
  • Enem Digital: 10 e 17 de janeiro de 2021.

Segunda opção:

  • Enem Impresso: 10 e 17 de janeiro de 2021;
  • Enem Digital: 24 e 31 de janeiro de 2021.

Terceira opção:

  • Enem Impresso: 2 e 9 de maio de 2021;
  • Enem Digital: 16 e 23 de maio de 2021.

As novas datas de aplicação das provas ainda não foram definidas porque o governo respeitará a democracia e dará aos inscritos o direito de participar das futuras decisões, conforme foi dito pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em nota publicada no site do Ministério da Educação: "Nosso posicionamento é saber a opinião dos principais interessados, perguntando diretamente aos estudantes inscritos".

Em um tweet, postado na manhã de 16 de junho, o Inep anunciou a enquete para os interessados, informando que somente os inscritos no Enem 2020 poderão votar por meio da Página do Participante, já que lá será lançada a enquete.

É um momento importante para os inscritos no Enem deste ano, pois os estudantes serão afetados pelas mudanças de cronograma. Então, dê a sua opinião pela enquete e compartilhe essa informação com amigos e familiares.