Os candidatos que não puderam realizar as provas do Enem 2022 têm até a data desta sexta-feira, 25, para solicitarem a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), para os casos de doenças infectocontagiosas, como a covid-19, as solicitações devem ser acompanhadas por documentos comprobatórios, nos quais serão analisados pelo Instituto individualmente.

Já para aqueles candidatos que não conseguiram comparecer à prova por problemas logísticos, o Inep irá avaliar as solicitações de acordo com as possíveis intercorrências registradas. A solicitação é feita na Página do Participante.

Quando será a reaplicação das provas do Enem

A reaplicação das provas do Enem 2022 será realizada nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Nestes mesmos dias, o exame será aplicado às pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).

Caso o participante tenha comparecido a outro dia, é permitido fazer a solicitação somente para uma data do Enem. Para saber se a solicitação do pedido foi aprovada, o candidato deverá entrar na Página do Participante.

Nesta edição, foram cerca de 3,4 milhões pessoas que se inscreveram para a versão impressa do Enem.

De acordo com os dados preliminares, foram uma média de 2,4 milhões que estiveram presentes no primeiro dia da prova, realizada em 13 de novembro, representando 72,1% dos inscritos. Com isso, o primeiro dia teve 27,9% de abstenção.

No segundo dia de prova, em 20 de novembro, foram mais de 2,3 milhões que compareceram ao exame, somando 68,1% de participantes presentes. Sendo assim, 31,9% dos candidatos não estiveram presentes no dia da prova.

Para o Enem digital, 66,5 mil se inscreveram e 32,3 mil participaram do primeiro dia, atingindo 48,7% dos presentes. Já no segundo dia de prova, foram apenas 29,8 mil, o que representa 44,9% dos inscritos. Nas duas datas, a abstenção ficou acima de 50%.

Quem pode solicitar a reaplicação do Enem 2022?

Para solicitar a reaplicação das provas do Enem 2022, o candidato deve:

  • Ter sido afetado por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica;
  • para casos que houve erros de execução em procedimento de aplicação;
  • quem faltou por sintomas de uma das doenças infectocontagiosas listadas no edital, como: covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Quem não tem direito ao pedido de reaplicação do Enem 2022?

Veja abaixo quem não tem direito a solicitar a reaplicação das provas do Enem 2022:

  • Participante que chegou atrasado nos dias das provas;
  • Ausência, sem ser os casos de doenças especificados no edital;
  • candidatos que perderam a prova por não apresentarem documento de identificação no dia;
  • Outros motivos.