O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou neste domingo, 5 de novembro, o 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023). Com 3,93 milhões de inscritos, o balanço inicial do governo indica que 71,9% compareceram ao exame.

Logo após o início das provas começou a circular pelas redes sociais e em grupos de Whatsapp o tema da redação do Enem 2023. De acordo com o Inep, a Polícia Federal já foi acionada para investigar a divulgação da imagem.

PF vai investigar vazamento da prova do Enem. Foto: M3Mídia.
PF vai investigar vazamento da prova do Enem. Foto: M3Mídia.

Vazamento da prova do Enem 2023

A assessoria do Inep confirmou a reprodução da imagem e ressaltou que a PF "está investigando para tomar as medidas apropriadas". A imagem que foi divulgada na internet mostra a página 19 do caderno de provas do tipo 3, de cor branca.

Nela, está presente o tema da redação: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", bem como instruções para os candidatos escreverem a dissertação, como o número de linhas da folha, a utilização de caneta preta e a penalização com nota zero em caso de desvio do tema proposto. A imagem também apresenta quatro textos de apoio relacionados ao tema proposto.

Segundo o presidente do Inep, Manuel Palácio, a circulação da imagem "constitui delito e deve ser apurado circular imagens de uma prova, que até às 18h30 deveria permanecer restrita aos estudantes que participam".

Uso de celular é proibido no Enem

De acordo com as regras do Enem 2023 não é permitido o uso de dispositivos eletrônicos durante a realização da prova, nem tirar fotos do exame durante a aplicação. Os participantes que forem flagrados fotografando as provas estarão cometendo um crime e serão eliminados automaticamente do Enem.

Os portões dos locais de prova do Enem foram fechados às 13h do domingo e as provas começaram às 13h30. A partir das 15h30, os candidatos puderam deixar as salas, mas sem levar o Caderno de Questões da prova, o que só é permitido nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova, ou seja, a partir das 18h30.

De acordo com o edital, a saída definitiva da sala de provas com o Cartão-Resposta, a folha de redação ou qualquer material de aplicação antes dos últimos 30 minutos do exame é motivo de eliminação do candidato, com exceção do Caderno de Questões.

"Desafios para o o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil" é o tema de redação do Enem 2023

No primeiro dia de aplicação do Enem 2023 os candidatos tiveram que elaborar uma redação de até 30 linhas acerca do tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

A nota da prova de redação do Enem 2023 é calculada com base em cinco competências, com peso de 200 pontos cada, totalizando a nota máxima de 1.000 pontos.

O processo de correção é monitorado pelo Inep em todas as suas etapas e segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo Instituto. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final.

Os profissionais selecionados para isso atendem a critérios de formação, como graduação em letras e linguística, e formação continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisor e subcoordenador.

Além disso, é exigida experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.

Quando sai o resultado do Enem 2023?

O gabarito oficial do Enem 2023 já tem data para sair: até o dia 24 de novembro o Inep vai liberar as respostas do exame. A consulta ao gabarito do Enem o participante deverá acessar o portal do Inep - https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem na data informada.

Já o resultado final do exame deve ser disponibilizado aos candidatos apenas em 16 de janeiro de 2024, conforme o cronograma do edital. A consulta aos resultados individuais estará disponível na Página do Participante.

*Com informações da Agência Brasil