O Ministério da Educação (MEC) divulgou no Diário Oficial da União (DOU) de 5 de março, o Edital nº 9/2024, que traz ajustes no cronograma do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2024, alterando o Edital nº 2/2024, que havia sido publicado na Edição Extra nº 12-A do DOU, de 17 de janeiro de 2024.

A 2ª chamada do processo seletivo terá novas datas e procedimentos importantes para os candidatos.

Os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do ProUni têm até o dia 12 de março para entregar a documentação necessária na instituição de ensino superior na qual foram pré-aprovados.

Novas datas ProUni 2024

As instituições devem registrar no Sistema Informatizado do ProUni (SisProuni), até o dia 15 de março, a aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada. Nesse mesmo período, devem emitir os Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação, garantindo total transparência e agilidade no processo.

Para os estudantes que não foram selecionados nas duas chamadas, há a oportunidade de manifestar interesse na lista de espera nos dias 18 e 19 de março, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A lista estará disponível para consulta no SisProuni a partir de 22 de março.

Confirmação e resultados da lista de espera

Os candidatos que se registrarem na lista de espera são obrigados a comparecer pessoalmente nas instituições entre os dias 23 de março e 4 de abril para a entrega dos documentos necessários ou providenciar o envio eletrônico dos mesmos.

Já as instituições terão o período de 5 a 19 de abril para realizar o registro do resultado da seleção da lista de espera no SisProuni. Durante esse tempo, também será efetuada a emissão do Termo de Concessão de Bolsa ou do Termo de Reprovação, consolidando o processo seletivo.

Como funciona o ProUni?

Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos é uma iniciativa que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de ensino superior privadas. O ProUni ocorre semestralmente, abrindo portas para estudantes sem diploma de nível superior, democratizando o acesso à educação superior no Brasil.