Se você é um dos milhares de estudantes que aguardam ansiosamente pelo resultado do Programa Universidade para Todos (ProUni) neste ano de 2024, não precisa mais esperar. Nesta terça-feira, dia 6 de fevereiro, o Ministério da Educação (MEC) estará divulgando a lista dos candidatos pré-selecionados para as 406.428 bolsas disponíveis.

Este ano, o ProUni oferece um total de 308.977 bolsas integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, em 1.028 instituições participantes. O processo seletivo será composto por duas chamadas sucessivas.

A primeira, que acontece nesta terça-feira, será seguida por uma segunda convocação no dia 27 de fevereiro.

Como acessar o resultado da 1ª chamada?

Para conferir se você foi um dos contemplados com uma bolsa do ProUni 2024, basta acessar sua conta no Gov.br e entrar no site do ProUni no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (https://acessounico.mec.gov.br/prouni). Assim que o resultado estiver disponível, será possível verificar os selecionados na chamada regular.

Que horas sai o resultado do ProUni?

Mas afinal, que horas sai o resultado? Infelizmente, o MEC não revela o horário exato da divulgação, mas, com base em edições anteriores, os resultados costumam estar disponíveis a partir das 9h. Vale ressaltar que a segunda chamada será divulgada em 27 de fevereiro.

Nas redes sociais, diversos participantes relatam estar tentando acesso ao portal mas ainda não havia sido divulgado. Veja algumas postagens do Twitter:

Quem pode se inscrever no ProUni?

Para participar do ProUni, é necessário atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter concluído o ensino médio exclusivamente em uma instituição de ensino pública;
  • Ter finalizado o ensino médio em uma instituição privada como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral ou parcial;
  • Ser pessoa com deficiência, conforme previsto na legislação;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, sem a aplicação do limite de renda exigido aos demais candidatos.

O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A primeira edição, em 2005, ofereceu um total de 112.416 bolsas.

Calendário atualizado do ProUni 2024

Confira abaixo as informações para não perder nenhum prazo importante:

Principais datas do ProUni 2024:

  • Inscrições: 29/01 a 02/02
  • Resultado da 1ª Chamada: 06/02
  • Resultado da 2ª Chamada: 27/02
  • Inscrição na Lista de Espera: 14 e 15/03
  • Resultado da Lista de Espera: 18/03