O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (2) os editais do Enem 2021. Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio terá as provas impressa e digital aplicadas na mesma data: dias 21 e 28 de novembro, segundo o documento publicado no Diário da União. O anúncio das datas do Enem 2021 havia sido antecipado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, nas suas redes sociais.

O chefe da pasta também adiantou o prazo de inscrições do Enem neste ano, que serão realizadas entre os dias 30 de junho e 14 de julho, na Página do Participante. "Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. É isso mesmo! A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades", escreveu o ministro em rede social.

- Acesse aqui o edital do Enem 2021 versão impressa

- Acesse aqui o edital do Enem 2021 versão digital

De acordo com o Inep, a versão digital do Enem 2021 ofertará 101.100 vagas e terá algumas novidades na aplicação. Por exemplo, os participantes que optarem pela versão digital do exame neste ano terão a oferta de atendimentos especializados. Os recursos disponíveis serão prova ampliada, prova superampliada, prova com contraste e locais de prova com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Cronograma do Enem 2021

  • 30 de junho a 14 de julho - prazo para inscrição no Enem 2021
  • 19 de julho - último dia para pagamento da taxa de inscrição
  • 30 de junho a 14 de julho - prazo para solicitar atendimento especializado
  • 23 de julho - resultado da solicitação de atendimento especializado
  • 19 a 23 de julho - prazo para solicitar tratamento pelo nome social
  • 30 de julho - resultado da solicitação
  • 21 e 28 de novembro - datas de aplicação das provas

O Enem é usado como forma de acesso a diversas universidades públicas e privadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, as melhores notas dão acesso ao ensino superior como Programa Universidade para Todos (Prouni) e fazem parte do avaliação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Como funciona o Enem digital?

O Enem Digital tem a mesma estrutura logística do modelo impresso. As provas ocorrem em postos aplicadores credenciados nas cidades definidas pelo edital da versão digital e os computadores serão disponibilizados pelo Inep. A primeira edição do Enem digital que ocorreria em 2020 acabou sendo aplicada no início de 2021 para 96 mil participantes.

Na versão piloto, o governo disponibilizou 100 mil vagas para a edição digital do Enem e 101.100 realizaram inscrição. Contudo, a previsão do Ministério da Educação é que ocorram mudanças graduais até que o exame se torne totalmente digital até 2026. "[O Enem Digital] é o futuro que se abre", disse o então ministro da Educação, Abraham Weintraub em julho do ano passado. "Depois de 100 anos de provas sendo realizadas no papel, a educação brasileira aponta para o futuro e vai abrir processo para fazer o Enem em uma versão digital", afirmou ele.

De acordo com o Inep, o formato digital do Enem representa uma economia com a impressão de papel e um ganho para o meio ambiente. Somente em 2019, mais de 10,2 milhões de provas serão impressas para o Enem. Os custos da aplicação superam R$ 500 milhões para os mais de 5 milhões de participantes confirmados na edição.

Do ponto de vista técnico, o Enem Digital vai permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games. Também será possível aplicar o Enem em mais municípios.

Isenção de taxa terminou no dia 28

O Ministério da Educação abriu o prazo de 17 a 28 de maio para os estudantes solicitarem a isenção de taxa de inscrição. O pedido pôde ser feito na Página do Participante, no endereço enem.inep.gov.br/participante/, informando número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone válidos. A isenção de taxa do Enem 2021 estava disponível para quem se enquadrasse nos seguintes critérios:

  • estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;
  • ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Para concluir a solicitação o estudante ainda teve que apresentar documentos como: cédula de Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar, cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico e declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola.

Os resultados das solicitações serão divulgados em 9 de junho.