O mundo da numismática vem conquistando cada vez mais adeptos nos últimos anos. Moedas antigas e raras tem se tornado objeto de desejo de muitos colecionadores brasileiros. Uma das moedas dessas moedas em específico, tem recebido grande destaque entre os numismatas. Estamos falando da moeda de Getúlio, de 1940. Além de rara, ela pode ter um valor inacreditável, principalmente em se tratando de história do Brasil.

Produzida em 1940, esta moeda homenageia o ex-presidente brasileiro, Getúlio Vargas. Mas não apenas isso, ela pode ser considerada extremamente rara, pois, na época, teve uma tiragem de 7 milhões de exemplares.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

História da moeda de Getúlio de 400 réis do ano de 1940

Getúlio Vargas foi um líder polêmico, que liderou a Revolução de 1930 e deixou seu nome marcado para sempre na história do nosso país. Entre seus feitos para o Brasil, estão a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a modernização de diversos setores. Esses são alguns motivos que fazem a moeda em sua homenagem ser tão procurada pelos colecionadores.

Mas essa moeda não se trata apenas de uma moeda rara e valiosa para os numismatas. Ela representa muito mais que isso, pode ser considerada uma testemunha dos tempos sombrios da Segunda Guerra Mundial. Por ter sido cunhada durante esse período, ela se torna ainda mais atrativa para os colecionadores.

Quanto vale a moeda de Getúlio?

O valor desta rara moeda depende muito de seu estado de conservação. Outros pontos, como a tiragem, também são levados em consideração. Desta forma, a moeda de Getúlio do ano de 1940 pode ter um ótimo valor dependendo dos fatores citados acima.

Em relação ao estado de conservação, podemos listar três categorias utilizadas pelos numismatas. O estado de Muito Bem Conservada (MBC), Sem Oxidação Aparente (SOB) e Flor de Cunho (sem marcas visíveis de circulação).

Em boas condições, a moeda pode valer de R$ 8 a R$ 90. Pode parecer um valor não tão alto, contudo, além do valor financeiro, a moeda de Getúlio tem um valor histórico imensurável. Esse fator também atrai os colecionadores, que são fascinados por essas riquezas históricas.

Se você possui essa raridade e pensa em comercializá-la, é importante observar o estado de conservação. Para garantir uma venda segura, opte por plataformas confiáveis e familiarize-se com as diretrizes da Sociedade Numismática Brasileira.