O governo lançou na semana passada o novo aplicativo do Cadastro Único, ferramenta de consulta e cadastro para famílias de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O Cadastro Único do governo é a principal base de dados para identificar a situação em que vivem as famílias de baixa renda e requisito obrigatório para receber os auxílios governamentais, como o Auxílio Brasil e o Auxílio Gás.

No total, são mais de 28 programas sociais e iniciativas do governo federal que utilizam a base de dados do CadÚnico. O programa Casa Verde e Amarela e a Tarifa Social de Energia Elétrica são outros programas incluídos na lista.

O que posso fazer no app do CadÚnico?

Por meio do novo aplicativo, o cidadão já poderá criar um pré-cadastro. O cadastro completo ainda deve ser feito pelas prefeituras e ter os dados confirmados com documentos pessoais do Responsável Familiar (RF).

No app, o cidadão poderá ainda consultar os seus dados cadastrais, emitir comprovante de cadastro, consultar os benefícios recebidos e atualizar os dados por meio confirmação no app.

O Ministério da Cidadania reforça ainda que o acesso completo no app só se dá com o login gov.br. Ao fazer o login, fica liberada a consulta completa de dados cadastrais, como informações de domicílio e da família, além de consulta de benefícios sociais recebidos e visualização de notificações recebidas. O Responsável Familiar pode ainda fazer a atualização de dados por meio de confirmação cadastral, e, se ainda não estiver cadastrado, poderá fazer o pré-cadastro da sua família.

Quem não tem uma conta Gov.Br poderá apenas fazer uma consulta simplificada de seu cadastro, emitir o comprovante de Cadastro e buscar por Postos de Atendimento do CadÚnico.

O aplicativo do Cadastro Único já está disponível para celulares com sistema Android [clique para baixar] e para dispositivos iOS (iPhone) [baixe aqui].

Importante: os beneficiários devem ficar atentos para os demais aplicativos que levam o nome do Cadastro Único. O app oficial do Cadúnico é desenvolvido pelo Governo do Brasil.

O Cadastro Único possui hoje mais de 82 milhões de pessoas cadastradas. Mais de 16,9 milhões são famílias que vivem em situação de extrema pobreza, 2,8 milhões em situação de pobreza, 6,4 milhões de famílias de baixa renda e outras 6,5 milhões de famílias que possuem renda acima de meio salário minimo.