O calendário do abono salarial 2025 já começou e julho terá novo pagamento para dois grupos. A consulta do PIS/PASEP abriu já está disponível desde o dia 05/02, para saber se você tem direito ao saque do PIS este ano. Trabalhadores podem consultar se vão receber o abono que é referente ao ano-base de 2023. O PIS/PASEP é pago para trabalhadores de empresas privadas e servidores públicos e se estende até o dia 15 de agosto.

O cronograma de pagamento vai de fevereiro a agosto, conforme o mês de nascimento. É importante destacar também que os pagamentos são realizados diretamente pela CAIXA, até mesmo para quem não possui conta no banco. Nestes casos, é criada automaticamente uma conta poupança social para a movimentação dos valores deste e de outros benefícios.

Para descobrir se você tem direito ao abono Pis/Pasep 2025 é bem simples: basta fazer a consulta com CPF e senha no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Impedimentos Pis/Pasep 2025

Contudo, o resultado da consulta pode não ser positivo para todos. Muitos trabalhadores verificam pelo app da CTPS Digital que possuem algum tipo de impedimento para receber o abono salarial em 2025.

Nesse caso, os motivos podem ser variados, como não cumprir com as regras para receber o Pis/Pasep ou estar com CPF em situação não regular.

A solução para esse problema é entrar com um recurso administrativo do abono salarial, e neste post vamos explicar como fazer isso.

Regras para receber o abono Pis/Pasep 2025

Para ser considerado apto a receber o abono salarial, o trabalhador deve cumprir diversos critérios, além de ter trabalhado no ano-base. Confira as regras para ter direito ao Pis/Pasep:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base. Em 2023 o salário mínimo era de R$ 1.320,00, portanto tem direito a receber quem ganhava até R$ 2.640,00 nesse ano base;
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Abono Pis/Pasep não habilitado: como resolver?

Como explicamos acima, ao realizar a consulta, muitos trabalhadores encontraram o abono salarial em situação não habilitado.

Entre os erros mais comuns do abono não habilitado estão a média salarial acima do permitido, a ausência de dias mínimos trabalhados no ano-base (2023) e CPF não regular na Receita Federal. Vale lembrar que, para ter o mês contabilizado como trabalhado, são necessários ao menos 15 dias de trabalho sob regime CLT.

Nesse caso, o caminho mais fácil para regularizar o impedimento do abono salarial é entrando com um recurso administrativo junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Importante: os trabalhadores que estão com impedimento de CPF não regular no Abono Salarial devem, antes de tudo, regularizar a situação do seu CPF antes de entrar com recurso.

A boa notícia é que a consulta e regularização do CPF pode ser feita pela internet, diretamente no site da Receita Federal. No post abaixo você confere o passo a passo:

Recurso administrativo do abono salarial

Caso a consulta indique algum impedimento, mas o trabalhador consiga comprovar que atende a todos os critérios estabelecidos para este ano, é possível entrar com um recurso administrativo do abono salarial junto ao Ministério do Trabalho.

Veja as principais formas de fazer:

  • Pelo app da Carteira de Trabalho Digital ou e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, trocando o UF pela sigla do seu estado (exemplo: trabalho.rs@economia.gov.b);
  • Formulário de contato no site do MTE - clique aqui;
  • Pelo telefone, na Central Alô Trabalho 158 (das 7h às 19h);
  • Em uma Superintendência Regional do Trabalho (SRT), agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Unidades Móveis do Trabalhador.

O site do MTE possui uma página para consulta da Superintendência mais próxima de você - veja aqui.

Recurso no site do MTE

Conforme o relato dos trabalhadores que entraram com recurso administrativo, o tempo de resposta é mais curto para aqueles que preencheram o Formulário de Contato no site do Ministério do Trabalho.

Veja o passo a passo para contestar o impedimento:

  1. No site do MTE, clique em Canais de Atendimento, depois em Formulário de Contato - ou acesse o link direto;
  2. Depois, preencha seu CPF, nome completo, e-mail e telefone, estado e em assunto escreva Abono Sarial;
  3. Na caixa Mensagem, explique o motivo da contestação e depois clique em Enviar.

Importante: revise bem os seus dados pessoais e de contato, afinal de contas, é por meio deles que o MTE irá lhe responder e solicitará documentos que comprovem a elegibilidade do abono salarial.

O trabalhador poderá acompanhar a situação do seu recurso administrativo diretamente pelo app da Carteira de Trabalho Digital (veja abaixo).

Recurso administrativo no site do MTE
Exemplo de recurso administrativo interposto no site do MTE - Fonte: Ministério do Trabalho

Quem não recebe

Vale lembrar que alguns grupos Não tem direito ao abono. São eles:

  • empregado(a) doméstico(a);
  • trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
  • trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Calendário Pis/Pasep 2025

Os repasses do abono seguem a ordem de nascimento do trabalhador. Este método de divisão das datas foi praticado nos últimos anos e mantido para 2025.

Confira quando será pago o Abono Salarial PIS-Pasep 2025 (Ano-Base 2023):

Nascido em Recebem a partir de
Janeiro 17 de fevereiro
Fevereiro 17 de março
Março 15 de abril
Abril 15 de abril
Maio 15 de de maio
Junho 15 de de maio
Julho 16 de junho
Agosto 16 de junho
Setembro 15 de julho
Outubro 15 de julho
Novembro 15 de agosto
Dezembro 15 de agosto