Uma atualização recente no aplicativo do Cadastro Único trouxe uma nova ferramenta para as famílias inscritas na base de dados do Governo Federal. Com mais de 95 milhões de brasileiros, o Cadúnico é a principal ferramenta para garantir que os programas sociais cheguem a quem mais precisa.

Por meio dele, as famílias com cadastro ativo e atualizado poderão receber benefícios como o Bolsa Família, Auxílio Gás dos Brasileiros, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outras políticas sociais de transferência de renda.

Dessa forma, é crucial que o responsável familiar - aquele que foi até o CRAS fazer o cadastro da família - se comprometa em manter o Cadastro Único atualizado, bem como acompanhe novas exigências e possíveis pendências que podem surgir.

App do Cadastro Único recebe nova atualização em outubro
App do Cadastro Único recebe nova atualização em outubro. Foto: Ache Concursos

Atualização do Cadúnico mostra pendências

A nova atualização do Cadastro Único foi realizada no início do mês de outubro e disponibilizou um novo recurso dentro do aplicativo - a aba Pendências do cadastro.

Agora, por meio da plataforma o beneficiário poderá consultar se o seu cadastro precisa ser atualizado em breve e quais são as informações que devem ser corrigidas para regularizar o seu cadastro.

Aplicativo do Cadúnico mostra se existem pendências no cadastro
Aplicativo do Cadúnico mostra se existem pendências no cadastro

Como saber se meu aplicativo está atualizado? A versão mais recente do app foi lançada em 5 de outubro de 2023 (v 1.0.43) e pode ser conferida no canto direito inferior da tela inicial do app do Cadúnico. Em alguns casos, a atualização é feita de forma automática.

Caso o próprio sistema informe que existe uma atualização a ser feita "Temos uma versão nova disponível para você, favor atualizar sua página" o usuário deve entrar na sua loja de aplicativos e atualizá-lo.

Saiba cmo baixar o aplicativo do Cadastro Único:

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo móvel, seja Android ou iOS.
  2. Na barra de pesquisa, digite "Cadastro Único" e pressione a tecla de pesquisa.
  3. Encontre o aplicativo oficial, desenvolvido pelo governo brasileiro, e clique em "Instalar".
  4. Após a conclusão do download, abra o aplicativo e prossiga para o próximo passo.

Cadúnico mostra pendências para famílias unipessoais

Após a nova atualização, algumas famílias unipessoais inscritas no Cadastro Único verificaram na aba Pendências que o governo está exigindo a digitalização de documentos.

O procedimento se tornou obrigatório desde o final de julho para todas as famílias cadastrados como de uma pessoa só. Contudo, o upload dos documentos - documento de identificação com foto e termo de responsabilidade de família unipessoal assinado - é de responsabilidade das gestões municipais.

Por isso, caso surga essa pendência para você entre em contato com um CRAS da sua cidade para buscar mais informações sobre a digitalização de documentos no Sistema do Cadastro Único.

"As famílias unipessoais que não estiverem com os documentos carregados no sistema poderão ter os seus registros excluídos do Cadastro Único no prazo de 90 dias após a inclusão ou alteração cadastral. Esses procedimentos não se aplicam para população em situação de rua, indígenas e quilombolas", informou o MDS em boletim do Cadúnico.

Pendência Documentos Rejeitados - os arquivos que forem considerados inadequados serão automaticamente excluídos e será marcada para a família a Pendência Documentos Rejeitados.

A Pendência Documentos Rejeitados será crítica e em 90 dias, caso o município não realize o
novo upload, de acordo com as regras estabelecidas, o cadastro da família será automaticamente excluído.