O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) iniciou no dia 17 de novembro ao calendário de pagamento do Bolsa Família e uma parte dos beneficiários ainda possui dúvidas sobre a onda de bloqueios que travou o dinheiro para milhões de famílias nos últimos meses.
Como noticiamos aqui no Ache Concursos, desde o mês de abril o governo determinou o bloqueio do Bolsa Família para os cadastros unipessoais que foram identificadas com dados inconsistentes nas bases do governo.
Esse público vem sendo investigado por suspeita de fraude e recebimento irregular - quando o cidadão informa que mora sozinho mas reside com outros integrantes que também recebem o Bolsa Família.
Assim, as famílias unipessoais até receberam o dinheiro no Caixa Tem, mas foram convocadas a prestar esclarecimentos e atualizar o seu cadastro no setor do Cadastro Único.
Para evitar novas chances de fraudes, o governo não liberou o recadastramento do Bolsa Família online, devendo o beneficiário passar por nova entrevista e apresentar pessoalmente a documentação para regularizar o cadastro.

Segundo o MDS, os valores bloqueados em conta serão pagos de forma retroativa para aqueles que, após a atualização, comprovarem que de fato possuem direito a receber o benefício. Por isso, muitas pessoas querem saber quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família após atualizar o cadastro.
Bolsa Família: Quanto tempo leva para desbloquear?
Nesse primeiro momento, o governo orientou que apenas as pessoas que moram sozinhas e tiveram o benefício bloqueado procurem um CRAS ou setor do Cadúnico para atualizar o seu cadastro.
Além de levar a documentação exigida, o beneficiário deverá assinar um termo afirmando que vive sozinho e que as informações prestadas são verdadeiras. Após esse procedimento, o Bolsa Família é desbloqueado automaticamente pela gestão municipal.
Já o prazo para desbloqueio pode variar conforme cada caso. Na maioria das vezes, os benefícios bloqueados são liberados cerca de 30 dias após a regularização. Porém, caso ocorra o cancelamento pode levar até três meses (90 dias) para que a situação do Bolsa Família volte ao normal.
O governo federal concede o prazo de até 60 dias para que as famílias unipessoais façam a atualização do Cadúnico. Quem teve o benefício bloqueado em Outubro tiveram até 10 de novembro para atualizar o cadastro e evitar o cancelamento do benefício.

O ministro do MDS, Wellington Dias, reforçou que as famílias bloqueadas que atualizarem o cadastro e tiverem dentro dos critérios voltarão a receber o Bolsa Família:
Se estiver dentro dos critérios do programa, basta ir ao posto de atendimento do Cadastro Único de seu município, levando os documentos para atualizar o cadastro.
— Wellington Dias (@wdiaspi) April 25, 2023
Bolsa Família bloqueado - referência 11/2023
Outro fato que tem deixado as famílias preocupadas é a mensagem de Bolsa Família bloqueado - referência (11/2023) no Caixa Tem.
Ao entrar no app para consultar o pagamento, os usuários notaram que o dinheiro aparecia como bloqueado e a orientação para que ligue para o número 121 para saber mais detalhes.
Existem alguns motivos que podem levar ao bloqueio do Bolsa Família no Caixa Tem, veja quais são:
Parcela bloqueada até que chegue a data definida para saque - em alguns casos, a Caixa mantém o valor bloqueado para saque mesmo que o dinheiro já esteja creditado em conta. Isso ocorre para informar o beneficiário que o valor só estará disponível para movimentação quando chegar a data definida no calendário do Bolsa Família.
Para descobrir se o benefício está mesmo bloqueado, o beneficiário deve fazer a consulta em mais de um aplicativo que mostra a situação do Bolsa Família, pois em alguns casos o benefício pode aparecer liberado. Veja quais são:
- Aplicativo Caixa Tem;
- Aplicativo do Bolsa Família;
- Aplicativo do Cadastro Único;
- Portal Cidadão da Caixa.
Pagamento bloqueado após o saque - outra situação comum é o Caixa Tem exibir a mensagem de pagamento bloqueado no extrato após o beneficiário já ter realizado o saque da parcela. Isso ocorre porque a situação do Bolsa Família será atualizada para mostrar o status da próxima parcela (outubro).
Pagamento bloqueado por inconsistência no cadastro - se chegar a data de pagamento e o dinheiro não caiu na conta o beneficiario deve conferir se está apto a receber a parcela - ou seja, se está dentro das regras e se cumpre todas as condicionalidades do programa.
Se a resposta for sim e o dinheiro não cair até o fim do calendário do mês vigente, será necessário procurar um CRAS mais próximo e buscar informações sobre o motivo do bloqueio.
Bolsa Família bloqueado no Caixa Tem
Os beneficiários que estão com o cadastro atualizado e as informações em dia estão conseguindo consultar normalmente a parcela liberada no app do Bolsa Família e no Portal Cidadão.
Contudo, para uma parte dos inscritos ao entrar no app Caixa Tem a parcela aparece bloqueada e logo abaixo vem a seguinte mensagem:
Segundo o governo, a família que está em averiguação unipessoal recebe a mensagem de aviso no extrato de pagamento, que pode ser consultado no aplicativo do Bolsa Família, no Caixa Tem ou no Portal Cidadão.
A partir do aviso, a família terá um prazo para atualizar os dados e, após o processamento, ter o pagamento desbloqueado. Caso não cumpra com o prazo estabelecido, o beneficiário será notificado do cancelamento do benefício.
O que significa Bolsa Família bloqueado - referência 11/2023?
Mensagem pode indicar que o dinheiro está na conta e será liberado conforme calendário; que o pagamento foi bloqueado após o saque do dinheiro; ou que existe alguma inconsistência no cadastro.
Quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família?
Normalmente, os benefícios bloqueados são liberados cerca de 30 dias após a regularização. Porém, caso ocorra o cancelamento pode levar até três meses para que a situação do Bolsa Família volte ao normal.
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