Na manhã desta segunda-feira, 20 de abril, diversos internautas relataram nas redes sociais problemas envolvendo o aplicativo da Caixa para receber o Auxílio Emergencial. Os usuários informam diferentes erros ao acessar o app como mensagens de atualização e para muitos o status da solicitação alterou para negado ou informa "Contestação em análise".

Essa atualização de informações deixou muitos usuários confusos e desesperançosos, mas ao que tudo indica foi um possível erro na atualização do sistema do aplicativo realizada nesta manhã. Os desenvolvedores do aplicativo estariam implementando novas ferramentas para permitir que os solicitantes do benefício contestem a reprovação do cadastro dentro da plataforma, porém a atualização acabou atingindo muitos que ainda esperavam a resposta de aprovação.

Erro no cadastro no aplicativo da Caixa

A Caixa já havia informado que aqueles que tivessem alguma irregularidade de informações no seu cadastro poderiam corrigi-las após a primeira solicitação ser encerrada e possivelmente esta alternativa está sendo aplicada ao longo do dia.

Para os usuários que encontraram este erro é recomendado que acesse a loja de aplicativos do seu celular e confira se há alguma atualização do aplicativo para realizar. Nem sempre as atualizações automáticas ocorrem, por isso é importante verificar na plataforma de aplicativos. As mudanças devem ser normalizadas durante o dia e alguns internautas já relataram que após a atualização do app a mensagem volta ao status de antes.

Data de pagamento para mais de 6 milhões hoje

Conforme o calendário de pagamentos da Caixa serão creditados nesta segunda-feira o pagamento para 4.230.900 pessoas inscritas pelo app ou site via poupança digital e para 1.923.492 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 3. O pagamento para quem está inscrito no CadÚnico foi creditado entre os dias 14 e 17 de abril.

Segundo a Caixa, serão três calendários de pagamento diferentes:

  • O primeiro apenas para os beneficiários que recebem o Bolsa Família;
  • Um segundo para os inscritos no Cadastro Único que não recebem o Bolsa Família e mulheres chefes de família;
  • Um terceiro para quem se inscreveu para receber o auxílio emergencial pelo novo aplicativo e no site do programa - auxilio.caixa.gov.br/.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família:

  • Quarta-feira (22):
    1.924.261 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 4.
  • Quinta-feira (23):
    1.922.522 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 5.
  • Sexta-feira (24):
    1.919.453 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 6.
  • Segunda-feira (27):
    1.921.061 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 7.
  • Terça-feira (28):
    1.917.991 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 8.
  • Quarta-feira (29):
    1.920.953 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 9.
  • Quinta-feira (30):
    1.918.047 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 0.

Segunda parcela do benefício

  • 27 de abril para nascidos em janeiro, fevereiro e março;
  • 28 de abril para nascidos em abril, maio e junho;
  • 29 de abril para nascidos em julho, agosto e setembro;
  • 30 de abril para nascidos em outubro, novembro e dezembro.
  • Bolsa Família: o pagamento de maio será feito entre os dias 18 e 29 do mês, conforme calendário do programa.

Terceira parcela do benefício

  • 26 de maio para nascidos em janeiro, fevereiro e março;
  • 27 de maio para nascidos em abril, maio e junho;
  • 28 de maio para nascidos em julho, agosto e setembro;
  • 29 de maio para nascidos em outubro, novembro e dezembro.
  • Bolsa Família: o pagamento de junho será feito entre os dias 17 e 30.

Solteiros e sem filhos são analisados primeiro

Em entrevista coletiva na última quinta-feira (16), o secretário-executivo do Ministério da Cidadania José Antônio Barreto de Araújo Junior informou alguns dos critérios para aprovação das solicitações do auxílio emergencial. Segundo ele, homologar os 16 milhões de uma só vez resultaria numa demora em entregar as informações para a Caixa, que também possui o seu tempo de pagamento. A opção foi, dentro do universo de 16 milhões elegíveis, definir quais eram os grupos de pessoas que o processo de homologação seria mais ágil.

"Foi então identificado o grupo formado por famílias unipessoais. Se eu sou uma pessoa cadastrada no aplicativo e eu informo que não tenho filhos ou esposa o processo de análise é mais ágil. O segundo bloco seria de família que colocou somente uma composição familiar (informou uma única vez mãe, pai e dois filhos, por exemplo) o processo também será mais rápido. Já para famílias em que a mãe e o pai fizeram o cadastro e para estes é necessário passar pelo filtro em um segundo momento", declarou Araújo Jr.

De acordo com ele, a análise de pessoas do segundo bloco já havia iniciado na semana passada para para homologar também com agilidade, "mas não travar a fila de pagamento e o motor que é a Caixa Federal que vai honrar estes pagamentos com a maior agilidade possível".

Entre os dias 7 e 10 de abril, 23 milhões de requerimentos foram analisados pela Dataprev. Neste primeiro lote de informações mais de 16,4 milhões de pessoas foram consideradas aptas para receber o benefício. Os dados são enviados no período da noite e recebidos pela Caixa durante a manhã. Os dados do primeiro lote chegaram à Caixa ao meio dia da quarta-feira (15) e os pagamentos começaram a ser liberados na sexta-feira (17).

Já na terça-feira (14) a Dataprev iniciou o processamento dos dados do segundo lote de informações referentes a 12 milhões de cadastros realizados no período de 11 a 13 de abril. Para estes, a expectativa é de que o pagamento seja realizado ao longo desta semana, conforme indicou o Ministério da Cidadania. O processo de validação dos dados vem demorando e pode levar até 5 dias úteis, conforme divulgado pelo governo.

Entenda como funciona o processo de análise dos dados de cada cadastro:

Procedimento de análise dos dados para liberar o auxílio emergencial. Fonte: Dataprev.
Procedimento de análise dos dados para liberar o auxílio emergencial. Fonte: Dataprev.