Recentemente, saíram alguns rumores que acabaram preocupando os mais de 21 milhões de beneficiários do Bolsa Família. A informação dava conta de que quem tivessem o nome sujo na praça teria o benefício cancelado. Isso acabou deixando milhares de pessoas que dependem da sobrevivência do programa social, muito preocupados. Mas será que o Bolsa Família pode ser cancelado para quem tem o nome sujo? Não é bem assim e vamos te explicar o porquê.

Bolsa Família
Bolsa Família

Bolsa Família: Benefício não será cancelado para negativados

Pois bem, saiba que esses rumores não são verdadeiros, quem está com o nome sujo não terá seu benefício cancelado e continuará recebendo o Bolsa Família normalmente, sem qualquer tipo de alteração.

Apenas quem pode ter seu benefício cancelado é quem tem o CPF irregular junto à Receita Federal e não ao Serasa.

É muito importante que o beneficiário se informe somente por canais oficiais do governo. Além disso, vale sempre verificar os extratos de pagamento do benefício regularmente. No aplicativo caixa Tem, o beneficiário poderá conferir todas as informações precisas sobre o programa social. Isso é muito importante, pois, qualquer problema que possa afetar o recebimento do Bolsa Família, será avisado pelo governo por meio desses canais.

A situação do CPF pode ser verificada junto ao site da Receita Federal. O que pode deixar seu CPF irregular é:

  • Informações Incompletas junto à Receita Federal;
  • Falta da declaração de Imposto de Renda, caso você precise declarar;
  • Duplicidade de registros;
  • Pessoa falecida com CPF ativo e recebendo algum benefício.

Também através do CadÚnico, por meio do aplicativo, o beneficiário pode verificar sua situação. Caso não possua o aplicativo do Cadastro Único, será preciso entrar em contato com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social através do Disque Social 121.

Os beneficiários que tiveram seus benefícios bloqueados em janeiro, deverão consultar a Receita federal, para verificar qual a situação do CPF junto ao órgão.

Com a regularização realizada junto à Receita, os dados do Cadastro único devem ser atualizados. Se o beneficiário, bem como seus membros da família não regularizarem a situação dentro de 6 meses, o benefício será automaticamente cancelado.

Fique atento a informações falsas

Cada vez mais as informações falsas vão sendo disseminadas pela internet, através das redes sociais e isso pode confundir os beneficiários do Bolsa Família.

Além de informações falsas, a desinformação também tem tomado conta, pois, muitos usam leis já estabelecidas para distorcer fatos. Por exemplo, a Lei 14.534/23 que trata sobre o CPF no Brasil não menciona em nenhum momento que é preciso regularizar o CPF para continuar recebendo algum benefício social do governo.

Como a Lei 14.534/23 é compreendia?

A Lei 14.534/23 institui o CPF como sendo número único de registro geral no Brasil e deve constar em todos os documentos oficiais e registros de órgãos públicos. Desta forma, as mudanças devem ser feitas em até 24 meses pelos Órgãos e entidades.

Por fim devemos alertar novamente aos beneficiários para que sempre se informem por meio de canais oficiais do governo federal. Assim, poderá evitar a desinformação que é propagada pelas redes sociais.