A Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira de 10 de julho uma nova atualização no aplicativo utilizado para o pagamento do auxílio emergencial, o Caixa Tem. Implementado há mais tempo, usuários já podem usar os R$ 600,00 para pagar compras em maquininhas, através do QR Code. A ferramenta está disponível para os celulares Android e para os aparelhos com sistema iOS. As primeiras administradoras de cartões a aceitaram o formato de pagamento foram Cielo e Getnet. Segundo a Caixa, mais de 500 mil pagamentos pelo formato foram registrados somente no dia 3 de julho e atualmente por volta de 400 mil acontecem diariamente.

Caixa Tem libera pagamentos por Qrcode do auxílio emergencial
Caixa Tem libera pagamentos por Qrcode do auxílio emergencial

Segundo o banco a modalidade de pagamento será aceita em mais de 3 milhões de estabelecimentos, como supermercados, farmácias, atacadistas, pequenos comércios e outros. Para realizar o pagamento de compras os usuários só precisam abrir o aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção Pagar na maquininha e aproximar o celular da maquininha do estabelecimento. O app então fará a leitura do QR Code e o pagamento será processado sem a necessidade de digitar senha.

Pagamentos via QRCode

A funcionalidade permite que os brasileiros que receberam o auxílio emergencial em conta poupança digital possam realizar compras sem precisar comparecer antes a agências para sacar o dinheiro. As compras só poderão ser realizadas na modalidade de débito, ou seja, o cidadão precisa ter o dinheiro na conta para efetuar o pagamento. A Caixa salientou também que não é necessário ter internet no celular para fazer a transação.

Calendários da 4ª parcela devem sair em breve

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, comentou em live sobre o calendário de pagamento das próximas parcelas do auxílio emergencial. Segundo ele, novos cronogramas devem ser divulgados até a próxima semana para os 4 lotes de aprovados que receberão as novas parcelas, conforme mês de aprovação do cadastro. Segundo a Caixa, os lotes envolvem:

  • Auxílio aprovado em abril - Lote 1
  • Aprovados em maio - Lote 2
  • Aprovados no início de junho - Lote 3
  • Aprovados no fim de junho - Lote 4

Cerca de 2 milhões ainda não começaram a receber a primeira parcela, pois a Caixa aguarda o recebimento dos lotes de quantos foram considerados elegíveis no último, que será o último mesmo, visto que novos pedidos puderam ser feitos somente até 2 de julho. Deste grupo, 1,2 milhão passa pela 1ª análise e outros 900 mil estão em reanálise. De acordo com o presidente do banco, com estes dados repassados pela Dataprev nos próximos dias (o lote 5) será possível unificar o calendário de todos a partir da 4ª parcela.

Saque da 3ª parcela inicia no dia 18 de julho

A partir do dia 18 de julho os nascidos em janeiro poderão sacar em dinheiro o auxílio emergencial. Conforme o calendário estipulado pelo banco o benefício estará disponível para os cidadãos nascidos em janeiro e os últimos a sacar serão os nascidos em dezembro, no dia 19 de setembro.

Para este processo o cidadão também precisa utilizar o aplicativo Caixa Tem. Isso porque é no app que o beneficiário irá gerar o código necessário para sacar os R$ 600,00 no caixa eletrônico ou lotérica. A Caixa tem realizado diversas atualizações no aplicativo para solucionar problemas ou incluir novas função - como esta último do pagamento por QR Code - portanto é necessário atualizar o aplicativo para a versão mais recente antes de fazer compras ou saque.

- Veja o passo a passo de como sacar o auxílio emergencial com o Caixa Tem

Auxílio Emergencial: calendário para saque da 3ª parcela

Datas para saque da 3ª parcela - Cadastrados pelo app e com Poupança Social (CI, MEI's e informais)
Data Nascidos em Quantidade de pessoas aptas
sábado, 18 de julho de 2020 Janeiro 3,4 milhões
sábado, 25 de julho de 2020 Fevereiro 3,1 milhões
sábado, 1º de agosto de 2020 Março 3,5 milhões
sábado, 8 de agosto de 2020 Abril 3,5 milhões
sábado, 15 de agosto de 2020 Maio 3,4 milhões
sábado, 29 de agosto de 2020 Junho 3,5 milhões
terça-feira, 1º de setembro de 2020 Julho 3,4 milhões
terça-feira, 8 de setembro de 2020 Agosto 3,4 milhões
quinta-feira, 10 de setembro de 2020 Setembro 3,4 milhões
sábado, 12 de setembro de 2020 Outubro 3,4 milhões
terça-feira, 15 de setembro de 2020 Novembro 3,2 milhões
sábado, 19 de setembro de 2020 Dezembro 3,3 milhões