A Caixa Econômica Federal já finalizou o pagamento da 3ª parcela do Auxílio Emergencial para o primeiro lote de beneficiários e também creditou as parcelas 1 e 2 para os demais cadastrados para receber a ajuda de R$ 600 do governo. Entretanto, a forma de pagamento escolhida permite que o usuário utilize o seu benefício virtualmente, ou seja, o dinheiro é movimentado por meio de um aplicativo, o Caixa Tem. Mas você sabe como usar o aplicativo?

Enquanto não chega a data definida para o saque ou transferência do valor, conforme o calendário estipulado pelo banco, o cidadão pode movimentar o auxílio emergencial apenas pelo app do celular. O dinheiro é creditado pela Caixa numa conta poupança digital e por ela é possível fazer o pagamento de boletos (contas de água, luz, telefone,etc.), fazer compras pela internet usando um Cartão de Débito Virtual ou ainda pagar compras em estabelecimentos físicos utilizando o celular.

Veja como usar o cartão de Débito Virtual Caixa

O cartão de débito foi criado pela Caixa para que o usuário possa fazer compras virtuais em sites ou aplicativos que aceitem a bandeira Elo. Não há nenhum tipo de custo ou tarifa de manutenção para ter o cartão e o cidadão pode fazer até 10 transações diárias ou R$ 2.000,00 em compras.

Como criar o Cartão de Débito Virtual no Caixa Tem

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem.
  2. Selecione a opção Cartão de Débito Virtual para o aplicativo gerar o seu cartão.
  3. Na próxima tela irá aparecer um cartão virtual com as informações (nome do titular, número do cartão e validade). Essas informações devem ser preenchidas na hora da compra.
  4. Selecione a opção Código de Segurança - Gerar para criar o código que autoriza a compra.

O cartão de débito virtual do Caixa Tem possui código de segurança dinâmico, ou seja, a cada nova compra outro código deve ser gerado, o mesmo código não pode ser usado duas vezes. Isso permite mais segurança na hora da compra.

O Cartão Virtual de Débito permite apenas compras à vista e desde que haja saldo disponível na Poupança Social Digital. Diversas lojas e redes de varejo passaram a permitir o uso do cartão virtual para compras em supermercados e hipermercados, lojas de conveniência, farmácias e postos de combustíveis sem precisar sacar o dinheiro.

Como fazer compras com QR Code na maquininha

Após nova atualização no aplicativo Caixa Tem o banco passou a permitir o pagamento de compras em lojas físicas utilizando o auxílio emergencial. Para isso a função Pagar na maquininha foi disponibilizada no app e é aceita em mais de 3 milhões de estabelecimentos, como supermercados, farmácias, atacadistas, pequenos comércios e outros.

Para realizar o pagamento de compras via QR Code o usuário deve acessar o aplicativo Caixa Tem. As compras só poderão ser realizadas na modalidade de débito, ou seja, o cidadão precisa ter o dinheiro na conta para efetuar o pagamento. A Caixa salientou também que não é necessário ter internet no celular para fazer a transação. Veja como fazer:

  1. Com o app Caixa Tem aberto, selecione a opção Pagar na maquininha.
  2. A câmera do seu celular irá abrir e você deve apontá-la para o QR Code que apareceu na maquininha do estabelecimento em que você está.
  3. As informações da compra irão surgir na tela. Confirme se o valor da compra e o estabelecimento estão corretor e aperte em Confirmar.
  4. Será mostrada a mensagem de que o pagamento foi recebido e a compra foi finalizada.