O aplicativo Caixa Tem segue apresentando problemas nesta segunda-feira de 6 de julho. Após usuários reclamarem na semana passada que o aplicativo "travava" ou estava inacessível, novamente os problemas voltaram a acontecer no decorrer neste início de semana. O problema foi intensificado nesta segunda-feira pois foi liberado um novo lote (3) de pagamentos do auxílio emergencial e também o crédito do FGTS emergencial de até R$ 1.045 para os nascidos em fevereiro. A Caixa se posicionou dizendo que o alto tráfego e o grande número de acessos simultâneos foram os motivos dos "bugs" no aplicativo.

O Caixa TEM é o aplicativo para os depósitos na Poupança Social Digital criada recentemente para mais de 60 milhões de brasileiros. O banco informou que até esta segunda (6) mais de 103 milhões de downloads foram feitos do app.

Erro 403 no Caixa Tem

Um dos principais erros reportados é a mensagem de erro 403, que impossibilita o pagamento de boletos, um dos meios para que os beneficiários não precisem esperar até a data de saque do calendário divulgado pela Caixa para ter acesso aos valores. O método consiste em depositar os valores por meio de um boleto de outro banco digital (Nubank, Banco Inter, Picpay) pagando o documento por meio do Caixa Tem. Do mesmo modo o internet banking da Caixa também esteve fora do ar em vários períodos do dia nesta segunda.

A Caixa vem trabalhando para normalizar os serviços e pede que os usuários tentem "acessar mais tarde os serviços, em horários de menor fluxo".

As reclamações dos usuários são recorrentes nas redes sociais. O tópico #caixatem chegou a aparecer nos trendings topics do twitter no decorrer desta segunda e também no DownDetector (que divulga os sites que saem do ar).

Caso apareça este erro no seu app para você, infelizmente não há o que fazer a não ser tentar acessar o sistema mais tarde. E não adianta desinstalar o app e instalá-lo novamente, pois o erro irá persistir. Outras mensagens ainda como: "Não existe cadastro para o CPF informado" ou "Nenhuma informação disponível" também são recorrentes.

Caixa divulga nota

No internet banking a mensagem de "Serviço temporariamente indisponível" também foi queixa de muitos usuários. Como são muitos serviços exigidos pelos servidores do banco ao mesmo tempo, era de se esperar que o acesso seria difícil nestes dias com grande número de pagamentos feitos, principalmente no início do mês. São pagamentos do auxílio emergencial de R$ 600, do FGTS emergencial, além dos serviços comumente oferecidos pelo banco como transferências diárias e pagamentos de contas de cadastros já existentes há mais tempo na plataforma.

A Caixa disse em nota que "no início do mês ocorrem muitos processamentos de dados, somados aos lançamentos dos créditos dos benefícios emergenciais, INSS e folhas de pagamento mensais, e assim alguns serviços podem apresentar intermitência momentânea. A orientação para esses casos é tentar novo acesso ao serviço um pouco mais tarde".

Reclamações nas redes sociais

Usuários reclamaram que tentaram acessar o serviço várias vezes durante o dia, sem êxito. Veja algumas manifestações:

Segundo a Caixa, somente nesta segunda foram realizados cerca de 20 milhões de acessos ao aplicativo.