A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo divulgou as datas e prazos para pagamento do IPVA 2022 no estado. O primeiro vencimento da cota única é já no dia 10 de janeiro para carros com placa de final 1.

O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação do estado, perdendo somente para o ICMS. A arrecadação é repartida 50% para os municípios de registro dos veículos e 50% para o Estado. A parte estadual entra no orçamento anual e destina-se a investimentos nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura, por exemplo.

Quem quiser o desconto máximo de 9% no IPVA deve quitar o imposto em cota única de 10 a 21 de janeiro, conforme o número final da placa do veículo. Carros fabricados antes de 2000 são isentos do IPVA-SP por terem mais de 20 anos de uso.

Para o cálculo do valor do imposto no ano de 2022 é utilizado o preço médio do carro da Tabela FIPE. A alíquota em São Paulo é de 4% sobre o valor do veículo. O IPVA ficará, em média, de 25% a 30% mais caro em São Paulo pelo aumento no valor dos carros usados de acordo com a tabela FIPE.

Para 2022, o IPVA 2022 poderá ser parcelado em até cinco vezes a partir de janeiro, facilitando assim o pagamento. A partir de fevereiro o desconto será de 5%. Veículos 0 km ganham o desconto de 3% no pagamento até o quinto dia da emissão da nota fiscal.

Veja o calendário do IPVA/SP e como será o pagamento em 2022:

  • Cota única em janeiro com desconto de 9%, de acordo com o final de placa;
  • Cota única em fevereiro com desconto de 5%, de acordo com o final de placa;
  • Parcelamento em 5 vezes, de fevereiro a junho, com 5% de desconto, de acordo com o final de placa.
Calendário IPVA SP 2022 - Fonte: SEFAZ/SP
Calendário IPVA SP 2022 - Fonte: SEFAZ/SP

Já para caminhões, o calendário é diferente. Para pagamento integral em janeiro será concedido desconto de 9% e para pagamento em abril o desconto é de 5%. O parcelamento em cinco vezes também dá direito ao desconto de 5%, mas com pagamentos em março, maio, julho, agosto e setembro. Veja as datas e prazos:

IPVA SP para caminhões em 2022 - Fonte: SEFAZ/SP
IPVA SP para caminhões em 2022 - Fonte: SEFAZ/SP

Como consultar o IPVA

Para consultar o IPVA de 2022 o proprietário deve acessar o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento de SP ou o site do Detran na guia de Licenciamento Anual de Veículos.

Após acessar o site é só colocar o Renavam, que é o número de registro de seu veículo, inscrito no documento do seu carro e o seu CPF. Basta esses dois dados para que o Detran confirme o veículo e indique o valor a ser pago, além de informar também a data de vencimento.

Para poder pagar o IPVA 2022 SP basta imprimir a guia que o próprio site do Detran emite, depois de informado os dados. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária ou lotéricas. Lembrando que o pagamento também pode ser feito pela internet, diretamente pelo site do seu banco.

Multa por IPVA atrasado

O pagamento do imposto é obrigatório para obtenção do licenciamento 2022 de seu veículo. Se o condutor for flagrado conduzindo um veículo sem o licenciamento, estará sujeito às seguintes penalidades previstas pelo código de trânsito:

  • Perda de 7 pontos na carteira;
  • Multa de R$ 293,40;
  • Apreensão do veículo.