O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a notificar milhares de brasileiros que ainda não responderam o Censo 2022. Com 91% da população recenseada, o instituto iniciou em março a etapa de apuração dos dados e de diminuir a taxa de recusa.

Oficialmente, o Censo IBGE foi concluído no mês passado, com a finalização da etapa de coleta dos dados. A previsão de divulgação dos resultados é para o mês de abril.

As pessoas que ainda não responderam ao Censo devem ficar atentas: o IBGE está notificando via carta que a falta de resposta ao questionário será considerado como recusa, o que pode gerar multa de 10 salários mínimos - ou seja, R$ 1.320 por pessoa.

Censo IBGE encerrou a coleta

Inicialmente, o Censo IBGE 2022 estava previsto para acabar em outubro. O prazo foi adiado para dezembro e depois novamente para janeiro de 2023. Agora, "a previsão é de que o IBGE divulgue os resultados definitivos do Censo referentes à população dos municípios em abril de 2023", informou o órgão em nota.

Em fevereiro, permanecerá em andamento o processo de revisão, controle de qualidade e apuração do Censo, com tentativas de reversão de recusas, revisitas a domicílios com morador ausente para realização de entrevistas, além de verificação de domicílios vagos, de uso ocasional, possíveis duplicidades e omissões e preparação para divulgação", informou o IBGE.

Um dos principais desafios que levaram ao atraso da coleta de dados foi a falta de pessoal. Mesmo abrindo mais de 183 mil vagas para o cargo de Recenseador, o instituto registrou muitas desistências ao longo do processo e precisou abrir novas seleções, além de permitir a contratação temporária de servidores públicos aposentados para acelerar a coleta de dados.

A estimativa é que o Censo 2022 envolva 215 milhões de habitantes em mais de 89 milhões de endereços. Até o dia 24 de janeiro 184 milhões de pessoas haviam sido recenseadas. A prévia da população com base nos dados coletados pelo IBGE até 25 de dezembro indicavam que o Brasil possui 207.750.291 habitantes.

O órgão informou que os domicílios que ainda não responderam ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137. A ligação é gratuita e o atendimento funciona todos os dias da semana das 8h às 21h30. Nesta edição estarão disponíveis dois tipos de questionários: o básico e o ampliado.

Questionário do Censo IBGE 2022

O questionário básico é formado por 26 quesitos e leva cerca de 5 minutos para ser preenchido. Já o questionário ampliado possui 77 perguntas e demora 16 minutos para ser respondido.

A seleção do tipo de questionário que o cidadão deverá responder é feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador. Saiba quais questões serão abordadas nos questionários do Censo 2022:

Questionário básico: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.

Questionário ampliado: além dos blocos básicos abordará também questões sobre trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

Como responder o Censo 2022 pela internet

Neste ano, pela primeira vez os brasileiros poderão responder o questionário do IBGE pelo telefone. A opção de preencher as perguntas pela internet já estava disponível na última edição (2010).

No entanto, para essas duas opções ainda é preciso que o recenseador entre em contato com o cidadão, que poderá agendar uma entrevista presencial, marcar com o recenseador uma entrevista por telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet.

Ao selecionar a opção de responder o questionário pela internet, o cidadão receberá um tícket eletrônico (e-ticket) que será válido por sete dias. Caso o preenchimento do questionário não seja concluído neste prazo, a entrevista será realizada por telefone pelo Centro de Apoio ao Censo (CAC).

O IBGE criou o Centro de Apoio ao Censo (CAC) com o objetivo de auxiliar no preenchimento do questionário. O serviço fica disponível no número 0800 721 8181, todos os dias das 8h às 21h30.

Caso o recenseador não encontre o morador na primeira visita, será deixado um bloco de recado e/ou será feito contato por telefone quando houver a informação no DMC. O recenseador deverá retornar ao domicílio, no mínimo, quatro vezes, sendo que uma visita deve ocorrer obrigatoriamente em turno alternativo.

Os recenseadores estarão uniformizados com colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o dispositivo DMC. Se o cidadão ainda estiver em dúvida é possível confirmar a identidade do agente no site Respondendo ao IBGE - https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html - informando o número da matrícula, CPF ou RG do entrevistador ou pelo número 0800 721 8181.