As famílias beneficiárias do Auxílio Brasil já podem fazer a consulta para conferir se poderão receber a parcela de R$ 600 no mês de maio de 2023. Mensalmente, o Ministério do Desenvolvimento Social revisa a lista de beneficiários na folha de pagamento do programa, gerando a inclusão de família ou corte de quem recebe indevidamente.

O programa Auxílio Brasil atingiu o recorde histórico de 21,9 milhões de famílias beneficiadas em janeiro de 2023. Contudo, após um pente-fino o governo removeu cadastros com indícios de irregularidade, reduzindo o alcance do programa para 21,19 milhões na folha de abril.

Como baixar o aplicativo do Auxílio Brasil

Lançado em 2021 pela Caixa Econômica Federal, o aplicativo do Auxílio Brasil era uma versão atualizada do app Bolsa Família. Por isso, o beneficiário só precisou fazer a atualização do app nas lojas de aplicativos.

Com o relançamento do Bolsa Família, o governo tirou do ar o app do Auxílio Brasil e disponibilizou a nova versão atualizada para consulta.

A família deve ficar atenta às diversas versões do aplicativo de origem duvidosa e que podem oferecer riscos à segurança dos seus dados. Veja abaixo qual é a versão oficial do aplicativo do Auxílio Brasil:

  • Aplicativo Bolsa Família para celulares Android - baixe aqui.
  • App Bolsa Família para celulares com sistema iOS - baixe aqui.

Para ter certeza que é a versão confiável do aplicativo o beneficiário deve conferir a informação Desenvolvido por Caixa Econômica Federal (veja abaixo).

App do Bolsa Família está disponível para download
App do Bolsa Família está disponível para download

Como fazer login no app do Auxílio Brasil

A Caixa repassou as orientações para acessar o aplicativo, veja quais são:

  • Caso deseje utilizar a mesma senha do CAIXA Tem, selecione a opção Quero entrar com a minha senha do App CAIXA Tem e insira seu CPF e senha.
  • Caso deseje utilizar a mesma senha dos demais aplicativos CAIXA, selecione a opção Quero entrar com a minha senha do App Auxílio Brasil e insira seu CPF e senha (a mesma cadastrada nos app do Bolsa Família, FGTS, Caixa Trabalhador).
  • Caso não possua senha de nenhum aplicativo CAIXA, selecione a opção Quero entrar com a minha senha do App Auxílio Brasil ou desejo me cadastrar, selecione a opção "Cadastre-se" e siga os passos solicitados na tela para efetuar o seu cadastramento.

Cadastrando uma senha no aplicativo

  1. Depois de selecionar a opção Cadastra-se, digite o seu CPF e clique em Próximo;
  2. Preencha o seu nome completo e clique em Próximo;
  3. Digite sua data de nascimento e clique em Próximo;
  4. Preencha seu e-mail e clique em Próximo;
  5. Digite a senha que deseja cadastrar e marque a opção Não sou um robô;
  6. A senha deve ser numérica, ter pelo menos 6 dígitos, não pode ser igual ao CPF, não pode repetir em sequência com mais de 2 dígitos e não pode ser data de nascimento;
  7. Acesse o seu e-mail e siga as orientações para finalizar o cadastro. Em caso de dúvidas ligue para a Central de atendimento da Caixa 0800 726 0207 e selecione a opção 3.

Consulta Auxílio Brasil pelo CPF

Ao fazer login com CPF e senha no aplicativo Auxílio Brasil o beneficiário terá acesso a todas as informações referentes ao seu benefício.

  • Logo na tela inicial o app vai exibir se o benefício está liberado ou bloqueado e a data em que o dinheiro estará disponível para saque.
  • Clicando na opção 'Ver parcelas' é possível consultar o extrato das parcelas liberadas até o momento e o valor recebido pela família, sendo que a parcela do topo da lista é sempre a mais recente.

O aplicativo também especifica a situação das parcelas conforme cada caso. São cinco situações que podem ocorrer com o pagamento:

  • Parcela liberada (ícone verde): significa que a parcela está disponível para saque a partir da data indicada no calendário de pagamento, conforme o dígito final do NIS;
  • Parcela bloqueada (ícone amarelo): para saber mais informações é preciso buscar atendimento no órgão gestor do Auxílio Brasil no seu município;
  • Parcela cancelada (ícone vermelho): para saber mais informações é preciso buscar atendimento no órgão gestor do Auxílio Brasil no seu município;
  • Parcela paga (ícone cinza): indica que o pagamento mais recente já foi creditado na conta e o próximo depósito pode ser consultado no calendário;
  • Parcela pendente (ícone azul): parcela pendente decorrente de saque sem a finalização da transação em razão de falha sistêmica. Para mais informações procura uma agência da Caixa.

Aplicativo do Auxílio Brasil faz cadastro?

Não, não é possível cadastrar a família no programa por meio do aplicativo do Auxílio Brasil. A plataforma serve apenas para consulta a informações relacionadas ao benefício, como extratos de pagamento, valores, datas de depósito e possíveis motivos que podem ter gerado o bloqueio do benefício.

Para se inscrever no Auxílio Brasil a família deve fazer parte do Cadastro Único (Cadúnico). Se ainda não está inscrita, aí sim é possível realizar um pré-cadastro pelo celular.

O aplicativo do Cadúnico recebeu uma versão atualizada recentemente que trouxe novas funcionalidades à plataforma. Entre elas, a atualização cadastral por confirmação, que permite que o responsável familiar revise os dados da família e atualize o cadastro pelo app caso não haja mudança nas informações prestadas.

Já no pré-cadastro o responsável familiar terá que preencher as informações básicas sobre os integrantes da família e depois comparecer a um posto de atendimento do Cadúnico no prazo de 120 dias para finalizar o cadastro.

Beneficiário deve tomar cuidado com versões falsas na hora de fazer o download.
Beneficiário deve tomar cuidado com versões falsas na hora de fazer o download.