Nas últimas semanas algumas instituições têm anunciado a recusa em oferecer o crédito consignado para o público do Auxílio Brasil por conta da falta de um teto para as taxas de juros que poderão ser cobradas nesta modalidade.

Bancos grandes como o Santander, Itaú e Bradesco afirmaram que ficarão de fora, enquanto outras instituições como o Banco Pan já deram início a um pré-cadastro para selecionar as famílias interessadas em contratar o empréstimo usando o benefício social como garantia.

Entre elas, a Caixa Econômica Federal que opera como agente pagador dos benefícios sociais do governo também já confirmou que irá oferecer o consignado do Auxílio Brasil.

Em evento de lançamento do Caixa pra Elas na última terça (9), a presidente do banco Daniella Marques comentou que a Caixa já está estudando internamente quais serão as taxas de juros e afirmou que devem ser as menores do mercado.

"Não está definido [o percentual], existe uma governança interna do banco, existe um processo de balanceamento de crédito e definição de taxas, mas o que eu posso dizer é que existe o compromisso da Caixa de que seja feito na menor taxa possível e que a gente praticará a menor taxa do mercado, respeitando os comitês e a governança do banco", declarou Marques.

Em entrevista ao programa A Voz do Brasil na última segunda-feira, 8 de agosto, o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, disse que a regulamentação do empréstimo consignado deve ser publicada em breve pelo Ministério da Cidadania.

"Muito em breve o presidente deve estar editando um decreto que regulamentará esse empréstimo, assim como uma portaria do Ministério da Cidadania vai trazer regras gerais para esse benefício", disse o ministro. "Estamos fazendo com que todas essas famílias [que recebem o Auxílio Brasil] tenham acesso a essa parte de crédito que o mercado formal traz para a população", concluiu Vieira Bento.

Confira abaixo a íntegra do programa com a participação do ministro Ronaldo Vieira Bento:

Vídeo incorporado do YouTube

Empréstimo do Auxílio Brasil começa em agosto

Um dia antes da sanção da lei que institui o consignado do Auxílio Brasil, o ministro declarou que a equipe da pasta da Cidadania trabalha para liberar a contratação do crédito ainda em agosto.

Segundo Bento, o órgão ainda está estudando o teto das taxas de juros e de carência que deverão ser publicadas no decreto mencionado acima, além de iniciar o credenciamento das instituições que vão ofertar a modalidade de empréstimo.

A ampliação do empréstimo consignado para o Auxílio Brasil tem sido alvo de crítica de especialistas pelo alto percentual de juros que estão sendo anunciados por instituições financeiras, podendo chegar a 78% ao ano. Alguns bancos já estão fazendo um pré-cadastro para oferecer o empréstimo, como a Safra Financeira.

Na visão do ministro, a possibilidade de contratar o crédito oferece uma saída para as famílias que buscariam pelo dinheiro em mercados informais. "Várias dessas famílias já estão endividadas, mas sem acesso ao mercado formal. Então elas acabam recorrendo ao mercado informal para pegar esses empréstimos, sendo submetidas a taxa de juros escorchantes que a gente vê sendo praticada pelo mercado paralelo de empréstimo", concluiu.

Em entrevista ao podcast Flow nesta segunda (8), o presidente Jair Bolsonaro disse que espera que as famílias "não entrem em uma bola de neve de empréstimos". "O ideal é não pegar empréstimo, mas tem gente que precisa pegar pra saldar outras dívidas, pra pagar um juros menor (sic)", afirmou o presidente.

Ao se reunir com executivos da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no início desta semana, Bolsonaro fez um apelo para que as instituições ofereçam a modalidade para esse público com juros baixos. "Faço um apelo para vocês agora. Vai entrar o pessoal do BPC no empréstimo consignado. Isso é garantia. Desconto em folha. Se vocês puderem reduzir o máximo possível. Porque ainda estamos atravessando o final da turbulência", disse o presidente.