O Ministério da Cidadania anunciou uma parceria entre o governo e os Correios para facilitar o acesso ao auxílio emergencial a parte da população que não conseguiu realizar pela primeira vez ou precisam refazer o cadastro para receber o benefício. O atendimento será feito nas agências dos Correios para evitar as aglomerações nas agências da Caixa Econômica Federal como tem ocorrido nas últimas semanas.

Os detalhes de como irão funcionar os atendimentos nos Correios ainda não foram divulgados visto que a parceria deve ser concretizada apenas na próxima semana. Porém, a previsão do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, é de que o serviço possa estar disponível já na terça-feira.

"A partir de segunda ou terça-feira, as pessoas que têm mais dificuldade, que não conseguiram alguém ou alguma instituição que se dispusesse a auxiliar, poderão ir à agência dos Correios fazer ou refazer o cadastramento absolutamente gratuito. Os funcionários dos Correios vão ajudar as pessoas que têm mais dificuldade a obter o auxílio", afirmou o ministro.

O anúncio da parceria saiu também nas redes sociais do Ministério:

Caixa atua em horários especiais

Grande parte da população tem se deslocado até as agências da Caixa, seja para esclarecer dúvidas a respeito do auxílio emergencial ou para realizar o saque em dinheiro do benefício. Por esse motivo o banco alterou o horário de atendimento ao público, que agora está sendo realizado das 08h às 14h.

Diversas agências também funcionaram no sábado passado (2) e abrirão também neste próximo sábado, 09 de maio. Até o momento a Caixa registrou mais de 6 milhões de saques em dinheiro do benefício, considerada pelo presidente do banco a parcela da população mais carente e que precisa do atendimento para efetuar a retirada do dinheiro. Após realizar parcerias com prefeituras de diversas cidades pelo país com fechamento de ruas e melhora na organização de filas, a Caixa acredita ter diminuído de forma significativa as aglomerações nas agências.

13,7 milhões ainda precisam refazer o cadastro para receber

A Dataprev informou que cerca de 13,7 milhões de brasileiros inscritos pelo aplicativo e site da Caixa terão que refazer o cadastro para receber o auxílio emergencial. Segundo os dados divulgados essa parcela de cadastros foi identificada como CPFs inconclusivos, quando há algum erro nas informações, e necessitam de revisão cadastral.

Para aqueles que receberam a resposta no aplicativo como "dados inconclusivos" ou "benefício negado" será possível contestar o motivo da reprovação ou realizar um novo cadastro. As novas funções foram implementadas no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial e é necessário atualizar a versão do app para utilizá-las.