Várias Agências da Caixa abrirão neste sábado, 2 de maio, para que pessoas possam receber o auxílio emergencial. Visando evitar filas e aglomerações de pessoas nas agências pelo país na próxima semana, em virtude do feriado do trabalhador de 1º de maio, o banco anunciou que vai abrir 902 agências neste sábado (2), das 8h às 14h, ou seja, nem todas abrirão.

Pode sacar o auxílio emergencial em dinheiro quem nasceu de janeiro a outubro e já recebeu os valores na Poupança Social Digital. Importante lembrar que quem nasceu nos meses de novembro e dezembro só poderá sacar o valor em espécie do auxílio a partir da próxima terça-feira (5), seguindo o calendário de pagamentos.

Mais de 900 agências da Caixa abrem neste sábado

Para saber se a agência da Caixa de sua cidade abrirá, veja a lista divulgada pela Caixa.

Em virtude da pandemia, algumas agências alteraram o horário de funcionamento. Veja mais sobre as agências neste período no endereço http://www.caixa.gov.br/caixacomvoce/agencias

Até a última quinta-feira (30), o Ministério da Cidadania informou que 50 milhões de brasileiros já receberam o benefício em suas contas, ou seja, um em cada três adultos do país. A Dataprev, responsável por verificar quem tem direito a receber o auxílio, informou ainda que dos 96,9 milhões de CPF's analisados e enviados à Caixa, 50,52 milhões deles atendem os critérios da lei e estão elegíveis a receber os R$ 600. Já outros 32,77 milhões estão inelegíveis e há ainda 13,67 milhões (14% do total inconclusivos, que precisam de correção de dados para receber.

- Auxílio emergencial negado ou contestado? Veja como refazer o cadastro

Para saber também se você precisa corrigir os dados, acesse o site da Caixa do Auxílio Emergencial e faça a consulta com seus dados pessoais.

No público que tem direito ao auxílio, grande parte é de pessoas que estavam fora do sistema bancário ou que não possuía facilidade com os canais digitais. A Caixa diz que a prioridade do banco ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app, site e a movimentação do benefício pelo CAIXA Tem. Dessa forma, o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências em último caso.

Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para o auxílio receberão as 3 parcelas do benefício no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular, por meio do cartão Bolsa Família nos canais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui; ou por crédito na conta CAIXA Fácil.

DATAPREV atualiza análises dos cadastros

Segundo a DATAPREV, que processa as informações, do grupo dos que estão no Cadastro Único e também no Programa Bolsa Família, 96,5% irão receber o auxílio. Já quem está no Cadastro Único mas não é do grupo do Bolsa Família somente 33,64% são elegíveis a receber. Dos cadastrados pelo site e pelo aplicativo, 20 milhões (45%) são elegíveis e há 13 milhões (30% do total) que precisa ainda corrigir os dados para receber o auxílio.

Confira os dados da DATAPREV sobre o andamento das análises, atualizado até 30 de abril:

Grupo 1 - MEI1s, Contribuintes Individuais e Informais (inscritos pelo aplicativo e no site da Caixa)

  • Cadastros recebidos: 46 milhões
  • Cadastros processados: 44,96 milhões (97,7% do total)
  • CPFs Elegíveis: 20,52 milhões (45,6% dos processados)
  • CPFs Inelegíveis: 10,77 milhões (24% dos processados)
  • Dados Inconclusivos: 13,67 milhões (30,4% dos processados)

Grupo 2 - Que estão no Cadastro Único e também no Bolsa Família

  • Cadastros recebidos: 19,9 milhões
  • Cadastros processados: 19,9 milhões (100%)
  • CPFs Elegíveis: 19,2 milhões (96,5% do total)
  • CPFs Inelegíveis: 0,7 milhões (3,5% do total)

Grupo 3 - Que estão no Cadastro Único mas não são beneficiários do Bolsa Família

  • Cadastros recebidos: 32,1 milhões
  • Cadastros processados: 32,1 milhões (100%)
  • CPFs Elegíveis: 10,8 milhões (33,64% do total)
  • CPFs Inelegíveis: 21,3 milhões (66,35% do total)

Os inscritos no Cadastro Único que não foram aprovados podem também refazer o pedido por meio do aplicativo e do site da Caixa para nova análise. A medida também vale para os requerimentos dos trabalhadores informais.

A DATAPREV informou ainda que quer finalizar na próxima semana o processamento dos requerimentos enviados de 23 a 30 de abril por meio do aplicativo e site da Caixa, ainda pendentes.