O Presidente Jair Bolsonaro anunciou na tarde desta quinta-feira, 7, uma linha de crédito que será oferecida pelo Banco do Brasil aos caminhoneiros autônomos. Agora, correntistas do BB, poderão antecipar o valor dos fretes por meio do programa "Antecipa Frete", parceria entre BB e as empresas transportadoras conveniadas com o Banco.

A categoria é conhecida pelo apoio ferrenho ao presidente Jair Bolsonaro (PL), desde as últimas eleições e mesmo com o preço alto do diesel, segue na defesa de políticas do atual presidente.

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, disse no lançamento que o caminhoneiro "tira muitas vezes do próprio bolso o valor do combustível com a carta frete. A carta frete, às vezes, leva 10% do valor do combustível, e agora o Banco do Brasil vem com a taxa de 1,79%".

A linha de crédito terá juros a partir de 1,79% ao mês e o caminhoneiro poderá antecipar o frete em até 120 dias. A contratação pode ser feita diretamente pelo aplicativo do Banco do Brasil. Ainda assim, a empresa deve fazer um convênio com o Banco para que o caminhoneiro tenha direito ao crédito antecipado.

Segundo o presidente do BB, Fausto Ribeiro, a instituição conta com 2,5 mil empresas do segmento que são correntistas e 132 mil caminhoneiros que são clientes. "Considerando a renda média destes clientes, estamos falando de um potencial de quase R$ 8 bilhões por ano em fretes antecipados. E o Banco do Brasil está de braços abertos para receber todos os caminhoneiros e empresas do segmento para abrir as contas".

Veja a transmissão feita do evento: