Uma parceria inédita entre o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pretende levar educação financeira a professores da rede pública e privada. O foco do projeto serão professores dos anos finais do Ensino Fundamental.

A CVM busca com a medida qualificar os docentes para instruir os estudantes durante as aulas sobre os temas do mercado financeiro. Todos os profissionais da educação básica poderão participar da iniciativa. Em três anos o objetivo é alcançar 500 mil docentes e beneficiar cerca de 25 milhões de alunos.

"O trabalho intersetorial entre o MEC e a CVM pretende, através da formação de professores, melhorar o desenvolvimento das crianças, dos adolescentes e dos adultos em educação financeira", disse o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação do Ministério da Educação, Renato de Oliveira Brito.

A ideia é oferecer conhecimentos básicos sobre o tema de forma interligada às disciplinas do currículo dos estudantes para proporcionar uma consciência sobre finanças pessoais.

Os cursos - ainda sem data de início - se darão de forma virtual (EAD) e abordarão temas como poupança, consumo consciente, investimentos, proteção contra fraudes financeiras, desenvolvimento de hábitos e atitudes que contribuam para o bem-estar financeiro. Haverá ainda material de apoio como livros e apostilas, disse o MEC.

"A promoção da educação financeira por meio da Base Nacional Curricular abre um caminho muito positivo, porque ela contribui para a melhoria do desempenho dos alunos brasileiros no contexto da realidade educacional internacional avaliados por exemplo pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), podendo ser uma estratégia de enfrentamento ao baixo grau de letramento financeiro no país", disse o MEC.

*Com informações da assessoria do MEC