Foi divulgado no Diário Oficial da União desta segunda-feira de 28 de junho o edital e o cronograma com os procedimentos relativos ao processo seletivo do Programa Universidade para Todos - Prouni referente ao segundo semestre de 2021.

Para participar do programa do governo federal que dá bolsas a estudantes do ensino superior, o candidato deve ter realizado o Enem em 2020 e ter obtido pontuação igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Exame, além de não ter zerado a prova de redação.

Ainda, segundo o edital, para participar do PROUNI é necessário que o candidato:

  • tenha cursado o ensino médio em escola da rede pública; ou
  • tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou
  • tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou
  • seja pessoa com deficiência; ou
  • seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.

Inscrição no PROUNI começa dia 13 de julho

As inscrições no programa serão recebidas pela internet, por meio da página do Prouni, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br, de 13 de julho até as 23h59min de 16 de julho de 2021, observado o horário oficial de Brasília/DF.

A inscrição se dará por meio de login no site do governo federal - quem não possui deverá criar uma conta gov.br - e inserir os seguintes dados no formulário:

  • informar endereço de e-mail e número de telefone válidos;
  • preencher dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar;
  • selecionar, em ordem de preferência, até 2 opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita e a adequação aos critérios referidos nos artigos 3º e 6º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015.

Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis na página do Prouni no dia 20 de julho em primeira chamada e no dia 3 de agosto de 2021 em segunda chamada.

Após ser pré-selecionado o candidato deverá efetuar a entrega da documentação na Instituição de Educação Superior - IES, para comprovação das informações prestadas em sua inscrição. A entrega desta documentação será entre os dias 20 a 28 de julho para a primeira chamada e dos dias 03 a 11 de agosto de 2021 para a segunda chamada. A entrega da documentação poderá ser realizada por comparecimento à respectiva IES ou por encaminhamento por meio virtual/eletrônico.

O registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do Prouni - Sisprouni sairão até 30 de julho para a primeira chamada e até 13 de agosto para a segunda .

Lista de espera do Prouni

Quem não conseguir uma vaga no período inicial, fica em lista de espera, onde o candidato deverá manifestar seu interesse por meio da página do Prouni no período de 17 a 18 de agosto de 2021. No dia 20 sairá o novo resultado e no período de 23 a 27 de agosto de 2021 deverá ser encaminhado os documentos às instituições de ensino para a matrícula.

As bolsas remanescentes, compreendidas como aquelas eventualmente não ocupadas no decorrer do processo seletivo regular do Prouni, poderão ser ofertadas em processo seletivo específico para ocupação das referidas bolsas remanescentes.