O INSS inicia nesta segunda-feira de 25 de setembro as ligações para segurados que estão esperando por perícia médica há mais de 45 dias para receber o seu benefício por incapacidade temporária.

O governo espera reduzir o número de pedidos aguardando análise e chegar a dezembro com a fila de requerimentos dentro do prazo legal de até 45 dias. Com as ligações, o objetivo é antecipar o benefício através do chamado Atestmed.

O INSS não entra em contato para solicitar número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta corrente ou senha bancária. Eles só entram em contato para antecipar atendimento, remarcar consulta ou fornecer informações sobre requerimentos, entre outros serviços. Se receber uma ligação solicitando essas informações, não forneça os dados.

Caso o segurado fique em dúvida ou suspeite de golpe, ele pode ligar gratuitamente para o número 135. O número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041. Portanto, se receber uma mensagem no celular com esse número, é o INSS entrando em contato.

O que é o Atestmed. O Atestmed é a possibilidade de envio pelo aplicativo ou site Meu INSS do atestado médico para ter o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) liberado por 180 dias. Dessa forma o segurado não precisa ir até uma agência. O prazo máximo para concessão do benefício através do Atestmed é de 180 dias. Caso o benefício seja negado, o segurado terá 15 dias para fazer um novo requerimento.

Como saber se é o INSS que está ligando? O número (11) 2135-0135 aparecerá na tela de chamada do telefone do segurado quando o INSS ligar para remarcar o atendimento ou confirmar/agendar a perícia médica e/ou avaliação social. O INSS lembra que esse número não recebe chamadas telefônicas e não possui WhatsApp.

Atualmente, a fila de pedidos que precisam passar por perícia médica para concessão do benefício é de 1,1 milhão de pessoas, incluindo perícias médicas iniciais, avaliações de exames para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência e outras perícias.

Quando não for possível conceder o benefício através da análise documental, o segurado poderá agendar uma perícia médica presencial. O requerimento para prorrogação do benefício não pode ser feito através da análise documental.

Se o segurado já tiver uma perícia médica presencial agendada, ele pode optar pelo procedimento documental, desde que a data do agendamento seja superior a 30 dias da data do requerimento.

Os benefícios que dependem de perícias médicas externas (domiciliar ou hospitalar) e aqueles decorrentes de decisões judiciais também podem ser concedidos através da análise documental.

Calendário de setembro já começou

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) libera a partir desta segunda-feira, dia 25 de setembro, os depósitos das aposentadorias referente ao calendário de Setembro para os segurados que recebem um salário mínimo.

O calendário para aposentados que recebem o piso nacional (R$ 1.320) segue agora até o dia 06 de outubro, quando recebem todos os grupos. Dos mais de 38 milhões de segurados, cerca de 26 milhões recebem o piso previdenciário e outros 12 milhões recebem benefícios acima desse valor, mais de um mínimo nacional.

O pagamento se dá pelo número final do cartão, sem considerar o dígito verificador (número que vem depois do traço). Veja as datas de pagamento para quem recebe um salário mínimo:

  • Número Final do cartão 1 - 25 de setembro
  • Número Final do cartão 2 - 26 de setembro
  • Número Final do cartão 3 - 27 de setembro
  • Número Final do cartão 4 - 28 de setembro
  • Número Final do cartão 5 - 29 de setembro
  • Número Final do cartão 6 - 02 de outubro
  • Número Final do cartão 7 - 03 de outubro
  • Número Final do cartão 8 - 04 de outubro
  • Número Final do cartão 9 - 05 de outubro
  • Número Final do cartão 0 - 06 de outubro

Já para quem ganha acima de R$ 1.320,00 as datas são diferentes e são dois grupos recebendo por dia, a começar no próximo dia 02 de outubro:

  • Número Final do cartão 1 e 6 - 02 de outubro
  • Número Final do cartão 2 e 7 - 03 de outubro
  • Número Final do cartão 3 e 8 - 04 de outubro
  • Número Final do cartão 4 e 9 - 05 de outubro
  • Número Final do cartão 5 e 0 - 06 de outubro